28 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Política

André sanciona pacote de leis, incluindo temas polêmicos

21 DEZ 2007 - 10h51min
campo grande news

O Diário Oficial desta sexta-feira (21 de dezembro) trouxe a sanção do governador André Puccinelli (PMDB) a leis cuja tramitação provocou polêmica na Assembléia Legislativa. Foram nove sanções e um veto parcial divulgados hoje. Das nove leis sancionadas, quatro dizem respeito ao pacote fiscal enviado no mês passado pelo governador à Assembléia e trazem alterações que mudam as regras e as punições aos contribuintes devedores de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e de IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores).


Foi sancionada também a lei que amplia o prazo para aposentadoria de policiais militares, que provocou mobilização da categoria. Pela lei, a idade mínima para a ida de policiais à reserva, que antes era de 47 anos, passa para 50 anos. O projeto também muda as regras para a definição do comandante da Polícia Militar, permitindo que oficiais da reserva sejam mantidos no cargo, uma alteração que foi interpretada como forma de garantir a permanência no comando da corporação do atual chefe da PM no Estado, coronel Geraldo Orti.


Eleição nas escolas - Outra lei que recebeu sanção do governador diz respeito às eleições nas escolas estaduais para escolha de diretor, que também provocou polêmica na categoria. A lei cria uma etapa a mais no processo, um a capacitação dos candidatos, com caráter eliminatório. Para que seja possível fazer esse processo, o atual mandato dos diretores, com final inicialmente previsto para dezembro, foi prorrogado para junho do ano que vem.


Depois de causar muita discussão na casa e entre os responsáveis por cartórios, a lei que cria uma taxa para aparelhar a Defensoria Pública no Estado foi sancionada hoje pelo prefeito com uma fórmula diferente da prevista inicialmente. A proposta inicial, vinda da Defensoria Pública, é que cada documento que passasse pelos cartórios pagasse uma taxa para formar o Funadep (Fundo Especial parao Aperfeiçoamento e o Desenvolvimento das Atividades da Defensoria Pública). Um novo projeto foi apresentado, pelo TJ (Tribunal de Justiça), a quem cabe definir esse tipo de tarifa, impondo taxas sobre os procedimentos com valor mais alto que passam pelos cartório. Essa proposta virou lei na assembléia e foi sancionada hoje pelo governador.


Ele aprovou ainda a lei que cria a taxa de controle e fiscalização ambiental e estadual e também a taxa de transporte e movimentação de produtos e subprodutos florestais
que vai incidir principalmente sobre o mercado de reflorestamento e produção de carvão, em franca expansão no Estado.


Outra lei sancionada cria um fundo para financiar a habitação no Estado. Por último, o governador sancionou um artigo da lei relacionada às regras para incidência do IPVA, que pretendia ampliar a concepção de frota de veículos, determinando que essa classificação só pode ser usada a partir de cinco unidades, para efeitos de isenção do imposto na primeira tributação.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Após divulgar notas de falecimento na cidade, dona Vicentina gravou a divulgação da própria morte

2
Geral

Aquidauana amanhece sem serviços de telefonia móvel da claro

3
Policial

PRF apreende cerca de R$ 3 milhões escondidos com passageiro de ônibus em MS

4
Anastácio

Anastácio registra morte de idosa de 70 anos por coronavírus

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,64m
Miranda
7,46m
Paraguai
1,26cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Mariana Thomé

Corrupção nas empresas: o que o compliance tem a ofer...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Automóveis

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Auto Posto

Auto posto WA II

Rua Oscar Trindade de Barros, Santa terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar CAIC (PSF - CAIC) - Programa Saúde da Família Vila Pinheiro

R. Francisco Pereira Alves, s/nº Pavilhão 1 CAIC Bairro: Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3637
Ver Mais
Fale com a redação