17 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Pandemia

Assomasul discute com a SES compra de vacinas e eventuais medidas restritivas

Reinaldo Azambuja busca consenso entre estados

3 MAR 2021 - 08h08min
Da redação

A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), se reuniram na tarde desta terça-feira (2) para tratar de novas medidas a serem tomadas a fim de impedir o avanço da Covid-19 (novo coronavírus)  em Mato Grosso do Sul.

IvrNet_Campanha de Páscoa 11

Os números são preocupantes e têm mobilizado as autoridades públicas estaduais e municipais no enfrentamento da pandemia. 

Durante entrevista coletiva nesta terça, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) voltou a pedir agilidade na liberação de vacinas contra a Covid-19. O chefe do Executivo cobrou ação do Ministério da Saúde e disse que a transmissão da doença está “violenta” e que só a ampla vacinação da população vai pôr fim à pandemia de coronavírus no país.

Na reunião, os prefeitos Dalmy Crisóstomo (Alcinópolis) e  Henrique Wancura Budke (Terenos) representaram o presidente da Assomasul, Valdir Júnior, que cumpre agenda oficial em Nioaque, cidade que administra.  O diretor-geral da entidade, Rogério Rosalin, também participou do encontro.

Foram discutidas duas importantes pautas com o secretário de Saúde, Geraldo Resende, e com a secretária-adjunta da pasta, Christinne Maymone: aquisição de vacinas diretamente pelos municípios, possibilidade no momento descartada devido a falta do medicamento, e possíveis medidas restritivas contra a pandemia, incluindo lockdown.

Segundo Geraldo Resende, a intenção do governador Reinaldo Azambuja é seguir a decisão tomada pelos demais estados, isso se houver consenso entre todos.

Dalmi explicou que a reunião com os técnicos da área de Saúde do governo foi muito produtiva. “Ele (Geraldo Resende) nos informou que o governo federal baixou uma portaria proibindo a venda de todas as vacinas, de todos os laboratórios, para estados e municípios, então só pode fornecer o Ministério da Saúde”, contou o prefeito de Alcinópolis, ao transmitir o teor da reunião no grupo de Whatssap dos prefeitos.

Durante o encontro,  o secretário de Saúde sugeriu ainda que os municípios aguardassem mais um pouco para eventual tomada de posição com relação aos temas discutidos. Ele disse que no próximo dia 8 virá até a Assomasul com a sua equipe para divulgar a atualização do programa Prosseguir e também passar informações a respeito da vacinação nos municípios.

BOLETIM

O boletim epidemiológico desta terça trouxe a confirmação de que já existem 183.105 pessoas infectadas pelo vírus em Mato Grosso do Sul. Somente nas últimas 24 horas foram registrados mais 1.124 novos casos. O número total de mortes causadas pela doença é de 3.350 vítimas.

Desse total de casos confirmados, 8.807 pessoas estão e tratamento. 8.156 estão em casa, em isolamento. Porém, 651 precisaram de internação. 345 ocupam leitos clínicos e outras 306 pessoas, que são casos mais graves, já ocupam leitos de UTI.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

AGORA: Homem passa mal e cai no meio da rua em Aquidauana

2
Policial

Em Dois Irmãos, homem mata o próprio irmão com um tiro de espingarda e foge

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Policial

Dupla é presa por furtar fios de cobre em comércios de Aquidauana

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,52m
Miranda
2,20m
Paraguai
1,80m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Um...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EXÉQUIAS

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Associações e Sindicatos

Sindicato Rural de Aquidauana

Antonio Campelo, s/nº Bairro Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2826
Pousadas

Recanto Barra Mansa - Rio Negro

, - 79200-000 Aquidauana/MS (55) (67) 325-6807 / www.hotelbarramansa.com.br
Auto Elétrica/Oficinas

Auto elétrica Centro Aquidauana

Assis Ribeiro, 506 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5932
Ver Mais
Supermercado Seriema - 17/04/2021
2
Entre em nosso grupo