24 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Base do governo faz arrastão de filiações

24 SET 2007 - 10h53min
folha on line

Grandes partidos da base de sustentação do governo Lula deflagraram uma caravana de filiações de congressistas, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. Só na Câmara e no Senado ao menos 21 parlamentares negociam esta semana a mudança de legenda.


O festival do troca-troca ocorre em duas frentes: 1) no Congresso, os governistas devem minguar ainda mais o DEM, principal partido de oposição, que corre o risco de perder oito deputados e senadores; 2) nas principais cidades, lideranças dos governistas PMDB, PR, PTB e PP saíram em arrastão no final de semana filiando candidatos às eleições municipais do ano que vem (o prazo para o registro acaba no dia 5).


Nem mesmo o julgamento em que o STF (Supremo Tribunal Federal) pode decretar a perda do mandato de quem mudou de legenda, no dia 3, parece arrefecer ânimos.


O líder da bancada do PR na Câmara, Luciano Castro (RR), passou o final de semana percorrendo Estados. "Estamos trazendo prefeitos de cidades médias." Na sexta-feira, ele passou no Rio; no sábado, no Paraná; hoje vai a Tocantins.


O PR, resultado da fusão do PL com o Prona, é um dos mais beneficiados pelo troca-troca. Elegeu 25 deputados federais em outubro, conta hoje com 41 e chega amanhã a 43 --com Clodovil (SP), ex-PTC, e Rodovalho (DF), ex-DEM. Praticamente acertou com o senador César Borges (DEM-BA). "Em Araripina, filiamos o prefeito, o vice e sete vereadores. Em Arco Verde, o prefeito. O de Escada também. Vereador então tem sido todo dia", conta o deputado Inocêncio Oliveira sobre investidas em Pernambuco.


Lideranças do PTB também passaram o final de semana em caravana, como narra o líder da bancada na Câmara, Jovair Arantes (GO). "Estamos filiando bastante candidatos a prefeito e vereador. Aqui em Goiás, segunda [hoje] vamos filiar o prefeito de Jaraguá. Depois, será o de Itumbiara", diz.


O PTB também busca engordar sua bancada, já que elegeu 22 deputados e tem hoje 20. "Há possibilidade de o Luiz Bittencourt [PMDB-GO]. Estamos namorando o Mussa Demes [DEM-PI] e o Júlio César [DEM-PI]", afirma Jovair.


O PP teve filiações expressivas na Bahia. "O xadrez aqui mudou muito desde a morte do Antonio Carlos Magalhães. A procura pelo PP é muito grande, já que é um partido que não tem dono", diz o deputado Mário Negromonte (BA), líder da bancada. Ele esteve em festa de filiações em Valença, no sábado. O partido espera filiar já o deputado Cláudio Cajado (DEM-BA). O PP elegeu 41 deputados; hoje tem 40.


O PMDB, que saiu de 89 deputados eleitos para 93, espera fechar com três deputados: Manoel Salviano (PSDB-CE), Sérgio Brito (PDT-BA) e Geraldo Thadeu (PPS-MG). O PDT anuncia José Aristodemo Pinotti (DEM-SP). Paulo Rubem Santiago (PE), ex-PT, também pode acertar, além da senadora Patrícia Saboia (PSB-CE).


"Nossas perdas são relativas a quem já não vota com o partido. Confiamos que o STF irá estabelecer a fidelidade e que vamos recuperar os mandatos", diz o presidente do DEM, Rodrigo Maia. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) diz que sai se a legenda negar a candidatura ao Senado.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Empresário atira após discussão com gerente de loja no centro de Aquidauana e acaba preso

2
Aquidauana

Ao lado da avó de 77 anos e amigas, Isabela comemorou aniversário em pesca noturna

3
Policial

Jovem volta para almoçar e descobre que casa foi arrombada e furtada

4
Policial

PRF prende em Anastácio trio que tentava chegar à fronteira com carro roubado

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,22m
Miranda
1,52m
Paraguai
(-) 31

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"UM HOMEM ESPANHOL"

Dr. Giuliano Máximo

A pandemia e as eleições

Valdemir Gomes

Nasce...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Feliciano Pio

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Médicos

Jose Luiz Quelho - Ginecologista

Rua Pandiá Calógeras, 364 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3904
Lojas de Souvenirs

Aqui Móveis

Rua Estevão Alves Correa, 363 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3860
Ver Mais
Supermercado Siriema
Fale com a redação