X
Política

Brasil não reconhecerá governo sem volta de Zelaya ao poder

O governo brasileiro não vai reconhecer o novo governo que for escolhido nas eleições gerais em Honduras, marcadas para o próximo domingo (29), sem a volta do presidente desposto, Manuel Zelaya, ao poder. Desde o início da crise no país centro-americano, o Brasil tem defendido o retorno de Zelaya à Presidência. Ele está abrigado há dois meses na embaixada brasileira em Tegucigalpa, capital hondurenha.
O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, reforçou que a posição brasileira rechaça inclusive a realização do pleito. "O Brasil não reconhecerá o governo que eventualmente sair das eleições, se é que serão realizadas. Não há nenhuma razão para que essa posição mude", disse Baumbach. "O Brasil não reconhecerá o pleito sem o retorno do presidente Zelaya", acrescentou.


Para diplomatas brasileiros, há dúvidas sobre a isenção no processo eleitoral e será impossível aceitar o resultado do pleito, já que Zelaya foi tirado do poder por um golpe liderado pelo Congresso, pela Suprema Corte e pelas Forças Armadas, em junho deste ano. A questão de Honduras deve permear as discussões da 19ª Cúpula Ibero-Americana, que será realizada na próxima semana na cidade de Estoril, em Portugal, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de ser um provável tema na mesa de discussões, Lula não buscará incluir a posição brasileira na declaração final do encontro, nem mesmo o apoio dos países participantes.


"A maioria dos países da América Latina já tem a posição do Brasil. Não é necessário convencer os países da região", afirmou Baumbach. Somente os Estados Unidos e o Panamá são favoráveis às eleições em Honduras.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

Lista de pré-selecionados atrasou quatro dias

Economia

Mega-Sena pode pagar R$ 185 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 19 horas, no horário de Brasília

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo