23 de novembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Câmara corta supersalários, e Senado descontará extras

Câmara anunciou o corte nos salários de mais de 1.300 servidores; no Senado, Renan recuou e disse que descontará o salário de quem recebe acima do teto

15 OUT 2013 - 14h50min
Veja
A Câmara dos Deputados oficializou nesta terça-feira o corte nos salários de 1.371 servidores que recebiam acima do teto constitucional do funcionalismo federal ? no valor de 28 059 reais por mês, o mesmo recebido por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Diferentemente do Senado, que também passou por uma readequação salarial neste mês, os servidores da Câmara não terão de devolver o montante recebido acima do permitido. 
 
No total, o Congresso contabilizava 1.835 servidores com salários fora do estabelecido em lei. O corte atende a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que veta remunerações acima do permitido. A expectativa do órgão é gerar uma economia de 3,3 bilhões de reais em cinco anos com os salários que deixarão de ser pagos. 
 
A decisão do TCU, no entanto, foi diferenciada para as duas Casas do Legislativo: determinou apenas ao Senado a devolução do salário extra. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que inicialmente havia informado que esperaria o julgamento do recurso apresentado pelo Ministério Público contra o ressarcimento, recuou nesta terça e disse que o Senado descontará imediatamente o salário dos servidores que recebiam acima do teto constitucional. "Enquanto não houver decisão contrária do Tribunal de Contas da União, nós vamos mandar implementar o desconto daquilo que foi pago a mais", disse Renan. 
 
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que essa hipótese ?não está em análise?, já que não houve a recomendação do TCU. Segundo Alves, o corte dos salários deve representar uma economia de 70 milhões de reais por ano aos cofres da Casa. 
 
O primeiro-secretário da Mesa da Câmara, deputado Márcio Bittar (PSDB-AC), afirmou que a determinação do TCU cria uma nova situação na Casa: alguns funcionários exercem funções diferenciadas, mas ganham o mesmo salário. ?Há servidores que não desligam o telefone no final de semana, que não têm hora para chegar e muito menos para sair. A partir de agora, esse servidor, por mais que ele assuma responsabilidades, vai receber o mesmo que um colega que tiver ao lado dele e que não tem essa carga de responsabilidade?, afirmou, ao defender que deve haver uma solução para essa questão. 
 
Aluguel de veículos ? Também na mira do TCU, a Câmara anunciou nesta terça novas regras para a locação de veículos. Após as denúncias de irregularidades, a diretoria decidiu limitar a 10 000 reais por mês e a 5% do valor do preço do automóvel o valor dos alugueis. Os parlamentares tinham direito a um valor ilimitado para a locação, pago pela Casa por meio da verba indenizatória ? cota que deputados e senadores têm direito para custear as despesas do mandato.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Internado com coronavírus, diretor do Hospital Regional de Aquidauana é intubado

2
Aquidauana

Vídeo: Mulheres são resgatadas após acidente na curva da Morte em Camisão

3
Policial

Mulher pede ajuda para trocar pneu e cunhado tenta estuprá-la em Guia Lopes da Laguna

4
Policial

OAB publica nota de repúdio após agressão a mulher algemada em Batalhão da PM

Vídeos

Vídeo de princípio de incêndio na Gruta de Piraputanga viraliza

Carga de carvão tomba e cai de carreta no trevo da BR-262, em Anastácio

Acidente entre carro e caminhonete mata homem carbonizado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,59m
Miranda
4,06m
Palmeiras
1,81m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O MEU ESTADO CIVIL"

Valdemir Gomes

Uma...

Mazão Ramires

Responsabilidade intransferível

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Farmácias e Drogarias

Farmácia Princesa do Sul

Rua Marechal Mallet, 634 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3050
Escolas Municipais

Escola Municipal Antonio Santos Ribeiro

Rua Hugo Correa, Distrito de Piraputanga - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Restaurantes

Joinha Restaurante e Pizzaria

Rua Antonio João, 443 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5754
Ver Mais
Fale com a redação