29 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Câmara corta supersalários, e Senado descontará extras

Câmara anunciou o corte nos salários de mais de 1.300 servidores; no Senado, Renan recuou e disse que descontará o salário de quem recebe acima do teto

15 OUT 2013 - 14h50min
Veja
A Câmara dos Deputados oficializou nesta terça-feira o corte nos salários de 1.371 servidores que recebiam acima do teto constitucional do funcionalismo federal ? no valor de 28 059 reais por mês, o mesmo recebido por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Diferentemente do Senado, que também passou por uma readequação salarial neste mês, os servidores da Câmara não terão de devolver o montante recebido acima do permitido. 
 
No total, o Congresso contabilizava 1.835 servidores com salários fora do estabelecido em lei. O corte atende a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que veta remunerações acima do permitido. A expectativa do órgão é gerar uma economia de 3,3 bilhões de reais em cinco anos com os salários que deixarão de ser pagos. 
 
A decisão do TCU, no entanto, foi diferenciada para as duas Casas do Legislativo: determinou apenas ao Senado a devolução do salário extra. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que inicialmente havia informado que esperaria o julgamento do recurso apresentado pelo Ministério Público contra o ressarcimento, recuou nesta terça e disse que o Senado descontará imediatamente o salário dos servidores que recebiam acima do teto constitucional. "Enquanto não houver decisão contrária do Tribunal de Contas da União, nós vamos mandar implementar o desconto daquilo que foi pago a mais", disse Renan. 
 
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que essa hipótese ?não está em análise?, já que não houve a recomendação do TCU. Segundo Alves, o corte dos salários deve representar uma economia de 70 milhões de reais por ano aos cofres da Casa. 
 
O primeiro-secretário da Mesa da Câmara, deputado Márcio Bittar (PSDB-AC), afirmou que a determinação do TCU cria uma nova situação na Casa: alguns funcionários exercem funções diferenciadas, mas ganham o mesmo salário. ?Há servidores que não desligam o telefone no final de semana, que não têm hora para chegar e muito menos para sair. A partir de agora, esse servidor, por mais que ele assuma responsabilidades, vai receber o mesmo que um colega que tiver ao lado dele e que não tem essa carga de responsabilidade?, afirmou, ao defender que deve haver uma solução para essa questão. 
 
Aluguel de veículos ? Também na mira do TCU, a Câmara anunciou nesta terça novas regras para a locação de veículos. Após as denúncias de irregularidades, a diretoria decidiu limitar a 10 000 reais por mês e a 5% do valor do preço do automóvel o valor dos alugueis. Os parlamentares tinham direito a um valor ilimitado para a locação, pago pela Casa por meio da verba indenizatória ? cota que deputados e senadores têm direito para custear as despesas do mandato.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

PMA sai para capturar gambá e acaba salvando vida jovem na ponte do rio Aquidauana

2
Saúde

Criança de 5 anos morre e é vítima mais jovem do coronavírus em MS

3
Policial

Homem é assassinado em fazenda de Jardim e PM apreende armas no local

4
Policial

Paciente com HIV ameaça "jogar sangue" para contaminar funcionários de hospital

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max28

Aquidauana

Tempo severo,com chuva forte e trovoada de manhã, à tarde e à noite.
min22 max28

Anastácio

Tempo severo,com chuva forte e trovoada de manhã, à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,80m
Miranda
1,84m
Paraguai
(-) 24

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"TODA A PARTE"

Valdemir Gomes

Como...

Rosildo Barcellos

Furacão na Botocúndia

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorveteria Delícia

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 656 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Telefones Úteis

IDATERRA

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3262
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 7

Rua Estevão Laves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3422
Ver Mais
Fale com a redação