20 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Mudanças

Câmara dos Deputados resgata quarentena e aprova outras mudanças no novo Código Eleitoral

Agentes de segurança, juízes e membros do MP terão de esperar quatro anos para se candidatar

16 SET 2021 - 08h46min
João Marcelo Correia Sanches

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada de hoje(16), a votação do Projeto de Lei Complementar 112/21, que trata do novo Código Eleitoral. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo da relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI). O texto segue agora para análise dos pelos senadores.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02

Na principal votação, os deputados retomaram o tema da quarentena. Por 273 votos a 211, eles aprovaram a emenda que passa a exigir o desligamento de cargo quatro anos antes da eleição para juízes, membros do Ministério Público, policiais federais, rodoviários federais, policiais civis, guardas municipais, militares e policiais militares.

Na semana passada, o plenário havia aprovado destaque do PSL que retirou do texto da relatora uma quarentena de cinco anos para juízes e membros do Ministério Público. Na votação, 254 deputados votaram pela manutenção da quarentena, mas eram necessários 257 votos.

Outra medida importante que teve seu futuro decidido ontem foi a manutenção da censura a pesquisas eleitorais até a antevéspera das eleições. A medida já estava em vigor e visa não influenciar os eleitores indecisos a votarem no candidato que está à frente apenas por sua liderança em si. O Cidadania havia proposto derrubar esta vedação, mas o destaque foi derrotado por 355 votos a 92.

Retomando os debates sobre situações de inelegibilidade, o pleito desta madrugada definiu a extinção de algumas. Entre elas está a que impedia a candidatura de dirigentes não exonerados de responsabilidades pela liquidação judicial ou extrajudicial de instituições financeiras.

Quanto aos que podem ser inelegíveis por terem sido excluídos do exercício da profissão por infração ético-profissional ou demitidos do serviço público por processo administrativo ou judicial, a restrição será aplicada apenas se o motivo comprometer a moralidade para o exercício de mandatos eletivos.

No caso de condenações transitadas em julgado ou em segunda instância, o texto aprovado mantém a lista atual de crimes que implicam inelegibilidade, acrescentando aqueles contra a ordem tributária, contra a economia e as relações de consumo e contra o Estado Democrático de Direito.

Vale destacar que todas as alterações decididas nesta madrugada têm chances de entrarem em vigor já nas eleições de 2022. Para isso, o texto precisa ser aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, até o início de outubro.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) se pronunciou em suas redes sociais e garantiu que sua vontade é de “dialogar sobre este tema fundamental” com seus colegas ainda este mês.

(Com informações da Agência Brasil)

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Ossada humana é encontrada e desenterrada de obra de hospital

2
Policial

Professor acusado de estupro segue recebendo salário como funcionário ativo

3
Entretenimento

Tempestade de areia assusta elenco de "Pantanal"

4
Policial

Propriedade rural motiva sequestro de idoso no MS

Informe Publicitário

Informe

IVRNET: compromisso pela melhor internet na região

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Policia Civil - 1º DP

Luís da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2020/3241-
Médicos

Solange A. Pellegrino - Psiquiatra

Marechal Mallet, 567 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3114
Hotéis

Hotel Portal Pantaneiro

Rua Pandiá Calógeras, 1067 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4329 www.portalpantaneirohotel.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo