X
Alems

CCJR realiza reunião extraordinária para análise de projetos do Executivo

Foco foi aos projetos do Poder Executivo para limpar a pauta de fim de ano com celeridade

Membros da CCJR / Luciana Nassar, ALEMS

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) se reuniu nesta quinta-feira (28), de forma extraordinária, para distribuição e análise de projetos que deram entrada na Casa de Leis, dando foco aos projetos do Poder Executivo para limpar a pauta de fim de ano com celeridade, explicou a presidente Mara Caseiro (PSDB).

Favoráveis

A presidente devolveu o Projeto de Lei 265 de 2024, do Poder Executivo, que dispõe sobre a autorização de concessão de benefício fiscal com fundamento na Lei Complementar Estadual nº 93, de 5 de novembro de 2001, e na Lei Estadual nº 4.049, de 30 de junho de 2011, aos estabelecimentos e às operações que especifica, e dá outras providências, no que tange conceder benefícios fiscais a indústrias do ramo alimentício, com a justificativa do Governo do estímulo a criação de emprego e renda. Com a aprovação do relatório favorável, a matéria segue expediente para Ordem do Dia.

Mara também devolveu o Projeto de Lei 261 de 2024, também do Executivo, que acrescenta e altera a redação de dispositivos da Lei nº 4.991, de 7 de julho de 2017, que autoriza a Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (Agehab) a doar, com encargo, lotes de terreno de sua propriedade a beneficiários do Programa de Produção e Adequação Habitacional Integrada e Fomento ao Desenvolvimento Urbano do Estado, no que tange estabelecer que os usuários deverão usar exclusivamente para moradia por dois anos, sob pena de devolução automática para a Agehab. Por unanimidade, segue à Ordem do Dia.

O deputado Junior Mochi (MDB) devolveu três projetos. Projeto de Lei Complementar (PLC) 016 de 2024, do Poder Executivo, que altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei Complementar nº 230, de 9 de dezembro de 2016, nos termos que menciona, e dá outras providências, no que tange a reorganização e modernização da carreira de auditor do Estado para eficiência e valorização dessa categoria. Com parecer favorável e votos unânimes dos presentes, a proposta segue à Ordem do Dia.
Segunda proposta do Executivo, Projeto de Lei 262 de 2024, acrescenta e altera a redação de dispositivos da Lei nº 5.143, de 27 de dezembro de 2017, nos termos que menciona, e dá outras providências, trata de doação de imóvel de habitação social pela Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (Agehab). Segundo o relator, a matéria envolve o âmbito do Minha Casa Minha Vida, no município de Dourados, com autorização para novo chamamento público e readequação de disposições legais. Aprovado o relatório favorável, vai à Ordem do Dia.

O deputado ainda devolveu o Projeto de Lei 266 de 2024, do Poder Judiciário, que modifica o § 2° do art. 21 da Lei nº 1.511, de 5 de julho de 1994 - Código de Organização e Divisão Judiciárias. Segundo Mochi a intenção é organizar secretarias, ampliando de dois para três os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça, devido a alta demanda de processos. Também segue à Ordem do Dia para votação em primeira discussão.

Pedro Caravina (PSDB) devolveu o Projeto de Lei Complementar 15 de 2024, com a incorporação de duas emendas. A proposta altera a redação e acrescenta dispositivos na Lei Complementar nº 87, de 31 de janeiro de 2000, que dispõe sobre o Estatuto dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências, visando atender as necessidades da estrutura educacional, aprimorando cargos, regramentos de conduta e convocação. Aprovado o relatório favorável, segue à Ordem do Dia.

Vistas

Caravina ainda devolveu o Projeto de Lei 257 de 2024, que altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei nº 6.032, de 26 de dezembro de 2022, na forma que especifica, e dá outras providências, no que tange descontos em juros, multas e encargos legais a créditos de difícil recuperação, ou seja, refis para possibilitar o Estado a receber o recurso e o cidadão quitar suas dívidas com até 60% de descontos. Mochi pediu vistas do projeto e deve devolver na próxima reunião.

A presidente Mara Caseiro também pediu vistas ao relatório de Pedro Pedrossian (PSD) ao Projeto de Lei 264 de 2024, do Poder Executivo, que altera a redação de dispositivos da Lei nº 3.946, de 11 de agosto de 2010, nos termos que menciona, no que tange o tratamento aos dados pessoais captados pela administração pública no âmbito da Educação, conforme preconiza a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Com mais 918 empresas abertas em novembro, MS já supera recorde de 2023

O setor de Serviços continua liderando com 647 novos registros de empresas em novembro

Polícia

PRF resgata pássaros silvestres transportados ilegalmente em Campo Grande

Os pássaros estavam sendo transportados de forma irregular, sem ventilação

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo