Na semana do meio ambiente, a deputada Celina Jallad, presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio na Assembléia Legislativa, propôs uma reflexão: a atual situação do meio ambiente no mundo é um verdadeiro desafio quanto à preservação dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, à possibilidade um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos.
Quatro meses depois, a parlamentar volta ao tema meio ambiente ao secretário estadual do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (SEMAC), estudos para implantar o Programa MunicÃpio Verde , com a criação de incentivo aos municÃpios que praticarem ações de preservação ambiental.
O pedido inicial partiu dos vereadores de Rio Brilhante Cláudio João De Marco, João Pedro Alves, Sidney Foroni, Jeto e Totinha, porém, Celina acredita que a implantação do programa será responsável por uma verdadeira revolução na área ambiental, envolvendo a coleta e o tratamento de esgoto doméstico, além da coleta seletiva e reciclagem de lixo, recuperação de matas ciliares, arborização urbana e manutenção de áreas verdes, redução do uso de madeira amazônica na construção civil, economia de água e educação ambiental.
"Vivemos em uma sociedade em que é fundamental partir de uma boa formação e de um sólido conhecimento dos problemas e potencialidades ambientais. Precisamos ter consciência de que o modelo atual de crescimento afeta nosso planeta muito mais do que desejarÃamos. Vemos a natureza, alicerce da vida, ser destruÃda pela contaminação e pela degradação dos ecossistemas. É iminente a necessidade de se reduzir o impacto ambiental para a obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado para todo o planeta", afirmou Celina Jallad.
Ciência e Inovação
Fundação vai garantir mais 250 bolsas para professores e alunos do ensino médio de escolas públicas de MS desenvolverem projetos de Iniciação CientÃfica
Clima
A temperatura máxima para Aquidauana deve alcançar 33°C
Voltar ao topo