21 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Senador

Com 71 mortes no país, Nelsinho Trad pede inclusão de jornalistas grupo prioritário contra Covid-19

No Estado, categoria fez solicitação para SES e SESAU

7 ABR 2021 - 16h23min
Da Redação

Com 71 mortes de jornalistas causadas pelo novo coronavírus (Covid-19), o senador Nelson Trad Filho (PSD), o Nelsinho, solicitou junto ao Senado Federal que seja encaminhado ao Ministério da Saúde ma indicação pedindo a inclusão de jornalistas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. De acordo com o texto, o pedido visa incluir a categoria dos radialistas e jornalistas que, trabalham em redações de veículos de televisão, rádio e sites (incluindo repórteres, produtores, editores de texto, imagem e som, fotógrafos, cinegrafistas, diretores, chefes de redação, operadores de imagem e som) em um dos grupos prioritários para imunização.

Atlantico Quarta Verde e Vermelha_2

O senador justifica que em meio a pandemia marcada por incertezas, em que “fake news ” custam vidas e ganham repercussão no imediatismo das redes, o jornalista, em seu compromisso com a verdade e a prestação de serviço, é fundamental para enfrentar a crise sanitária. "A atividade jornalística está incluída nos decretos Federal (Decreto 10.288, de 22 de março de 2020) e estaduais como essencial. E apesar de todos os esforços das redações para proteção de seus profissionais, o trabalho do jornalista na busca pela verdade se faz com interação e, em, grande parte, nas ruas. Esses profissionais estão expostos", destacou o senador.

Em sua justificativa, Nelsinho pontua que a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vem exigindo publicamente do Governo Federal um plano nacional de vacinação contra a covid-19, universal e público, estruturado a partir do Programa Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando e articulando os entes subnacionais (estados e Municípios), em um esforço coordenado para a execução segundo as prioridades estabelecidas pelo setor de saúde.

"Ao longo de dez meses da crise sanitária, o mundo registrou 602 profissionais de imprensa mortos pelo vírus, sendo que mais da metade dessas vítimas, 303, vivia na América Latina. De acordo com a Fenaj, até o dia 16 de janeiro, houve 71 mortes de jornalistas brasileiros, com crescimento da curva de óbitos a partir de novembro. Só nos primeiros dias de janeiro foram 13 mortes, contra 12 em todo o mês de dezembro.
Em Mato Grosso do Sul, estado em que fui eleito, sete jornalistas não resistiram à doença desde dezembro. Também há casos de familiares dos profissionais que se contaminaram e morreram", pontua o parlamentar.

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do SUL (Sindjor-MS) encaminhou um ofício a Secretaria do Estado de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) de Campo Grande solicitando a inclusão da categoria nas prioridades. Durante live nesta quarta-feira (8), o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, disse está viabilizando a inclusão dos profissionais da imprensa. 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Aquidauanense, subtenente da PM morre por complicações da covid

2
Geral

Condutor passa mal na Rua Duque de Caxias em Anastácio

3
Geral

Carreta carregada com extrato de tomate tomba na BR-262

4
Aquidauana

Atlântico Super Center formaliza projeto de expansão e nova filial ao prefeito de Aquidauana

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,49m
Miranda
2,41m
Paraguai
1,78m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

No...

Mariana Thomé

Quer ter colaboradores mais produtivos? Invista em gest...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel de Trânsito do Exército

Rua 7 de Setembro, 1575 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1600/241-3
Telefones Úteis

Policia Civil - 1º DP

Luís da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2020/3241-
Transportes

TONINHO

Rua Antonio Campelo, 1953 Bairro Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6777 / 99
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo