13 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Política

Comissão quer ouvir Dilma nesta semana; oposição quer perguntar sobre dossiê anti-FHC

14 ABR 2008 - 09h20min
folha on line

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) pode prestar depoimento na Comissão de Infra-Estrutura do Senado nesta quarta-feira (16). Apesar dos apelos da base governista para que as perguntas a Dilma fiquem restritas ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a ministra não deve impor limites aos questionamentos.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Os parlamentares da oposição, por exemplo, avisam que vão fazer perguntas sobre o dossiê da Casa Civil com informações sobre os gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso.


Inicialmente, o Palácio do Planalto tentou blindar o assunto no depoimento de Dilma, mas nos bastidores voltou atrás para evitar que a nova CPI dos Cartões Corporativos do Senado ganhe força com uma eventual convocação da ministra.


Em ofício encaminhado na sexta-feira passada à comissão, Dilma afirma estar disposta a falar exclusivamente sobre as obras do PAC. "Em atenção ao ofício tratando de convocação para prestar esclarecimentos acerca da usina hidrelétrica de Belo Monte e sobre o andamento das obras do PAC, bem como da solicitação para agendamento de data, informo que terei grande prazer em comparecer a essa conceituada comissão do Senado para tratar dos assuntos acima referidos", diz a ministra.


A comissão sugeriu que Dilma preste depoimento na quarta-feira uma vez que a ministra estará fora de Brasília a partir do dia 20 --em compromissos nos Estados Unidos e Japão. A Folha Online apurou que a data do depoimento é bem-vista pelo governo porque a ministra ficaria longe dos holofotes por pelo menos dez dias depois de comparecer ao Congresso.


Segundo assessores do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), presidente da comissão, a data ainda precisa ser confirmada pela Casa Civil para que o depoimento seja oficialmente marcado.


Forte


Na Holanda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira que Dilma fale exclusivamente sobre o PAC no depoimento à CPI. "O que é importante é que se ela for para a Comissão de Infra-Estrutura, que as pessoas estejam dispostas a discutir infra-estrutura. Não dá para levar à Comissão de Infra-Estrutura para discutir saúde, aí seria em outra comissão e seria outro ministro", afirmou.


Questionado se Dilma ainda está "forte" no governo mesmo após a denúncia do vazamento de informações do dossiê, Lula disse que Dilma é uma ministra "extremamente importante" para o governo.


"Qual a razão para ela não estar forte? A Dilma é uma ministra extremamente importante, é uma coordenadora excepcional, é a mulher que faz o PAC acontecer 24 horas por dia, por isso eu disse que ela era a mãe do PAC, e eu não sei qual é o incômodo que as pessoas podem ter com a Dilma", afirmou.


Lula disse que não existe "ministro forte" em nenhum governo, mas ressaltou que "a Dilma exerce uma função primordial" ao coordenar as ações do Executivo. "Ela faz isso com uma competência, eu diria, como pouca gente seria capaz de fazer."

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Casal "ungido", Humberto passou de quase missionário a esposo quando coração bateu forte por Erika

2
Geral

Novas medidas para conter aglomerações e o avanço da covid já estão valendo em Aquidauana

3
Aquidauana

Lutando contra câncer cerebral, menino faz rifa na expectativa de vencer batalha nada fácil

4
Geral

Caminhão carregado com mandioca tomba na Estrada Parque de Piraputanga

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min14 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIII: AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Todo...

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo General Rondon

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Médicos

Heraldo Alan K. J. de Paula - Radiologista

Rua Duque de Caxias, 645 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2279
Telefones Úteis

Policia Civil - 1º DP

Luís da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2020/3241-
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo