28 de fevereiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Política

Conferencia das cidades mobiliza 84% dos municípios de MS

29 SET 2007 - 10h10min
notícias.ms

Com participação de 574 delegados de 66 dos 78 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, a 3ª conferencia Estadual das Cidades define a pauta de solicitações que serão encaminhadas pelos 41 delegados representantes do Estado na 3ª Conferencia Estadual das Cidades. O encontro nacional será realizado em Brasília entre os dias 25 a 29 de novembro.


Para o secretário de Estado de Habitação, Carlos Eduardo Xavier Marun, o evento foi um grande exercício democrático e consolida a formulação dos conceitos necessários ao ordenamento do planejamento urbano de forma afinada entre os órgãos públicos e a sociedade organizada. "Buscamos conceitos para que possamos criar projetos eficientes e em sintonia com a política estadual e nacional", destacou.


Os temas de destaque que foram definidos pelos participantes e que ainda serão tabulados pelos organizadores da conferencia estadual são, entre outros: A revisão dos critérios para o repasse do fundo de participação dos municípios e ampliação dos repasses de ICMS; a criação do fundo municipal e nacional do desenvolvimento urbano; capacitação e qualificação técnica institucional das entidades participantes das políticas urbanas e implementação e fomento à política nacional de desenvolvimento urbano.


Quanto ao desempenho da conferência e das propostas alinhavadas pelos delegados, Marun destaca o exercício democrático voltado no desenvolvimento planejado das ações. "Estamos amadurecendo os projetos de uma discussão nacional sobre estes temas", comemorou.


O conselheiro nacional e membro da executiva nacional do 3º fórum, Ângelo Arruda, destaca justamente a mobilização estadual e o número expressivo de municípios participando das discussões no Estado. "A filosofia central dos debates está voltada para a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, uma ação integrada e multidisciplinar dos governos", revela.


Para Arruda, as ações públicas precisam ser integradas. "Não adianta cada governo ir para um lado", afirma. Ele acredita que os gestores públicos precisam concentrar o foco no planejamento de suas ações e na problemática que elas envolvem.


"O governante não pode ficar esperando que venham os recursos para depois agir, se não tem projetos para mostrar, os recursos não vem", alerta, lembrando o grande dilema passado por muitos executivos que ficaram fora do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), justamente por falta de planejamento e de projetos.


Esta é uma das grandes preocupações do governo do Estado, revela o superintendente estadual das cidades e coordenador da 3ª conferencia de MS, Sérgio Yonamine. Ele afirma que o processo faz parte de um planejamento maior e mais abrangente, e que já contabiliza resultados efetivos, tendo balizado a efetivação dos planos diretores e estatuto das cidades, plano nacional de saneamento e a criação do fundo nacional de habitação de interesse social (Finis).


"No Estado, infelizmente, as discussões ainda são incipientes, iniciaram em 2003 e foram interrompidas em 2005, mas não podemos correr o risco de ficar de fora dos grandes projetos nacionais, como o PAC; afinal, quando aparecem os recursos, cadê os nossos projetos?", questiona, evidenciando a importância dos debates.


"Estamos identificando as demandas para implementar e desenvolver nossas regiões dentro da política nacional de desenvolvimento urbano", conclui.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Motociclista vítima de acidente em Anastácio morre no Hospital Regional

2
Geral

Vítima fatal de acidente de trânsito em Anastácio sonhava com carreira militar

3
Geral

Acidente entre caminhão bitrem e moto deixa feridos em Anastácio

4
Policial

Motociclista de 34 anos morreu depois colidir com animal a caminho de Bonito

Vídeos

Pensa no Susto Moradora encontra sucuri escondida no quintal de casa

Chuva forte alaga entrada do município de Anastácio/MS

Acidente entre duas motos deixa jovem de 21 anos ferida em Corumbá

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,87m
Paraguai
1,45cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

CAPITU

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorveteria Delícia

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 656 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Advocacia

Marcello A. F. S. Portocarrero

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1469 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3294 / 324
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 4

Rua Estevão Laves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2410
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo