30 de novembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Conferencia das cidades mobiliza 84% dos municípios de MS

29 SET 2007 - 10h10min
notícias.ms

Com participação de 574 delegados de 66 dos 78 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, a 3ª conferencia Estadual das Cidades define a pauta de solicitações que serão encaminhadas pelos 41 delegados representantes do Estado na 3ª Conferencia Estadual das Cidades. O encontro nacional será realizado em Brasília entre os dias 25 a 29 de novembro.


Para o secretário de Estado de Habitação, Carlos Eduardo Xavier Marun, o evento foi um grande exercício democrático e consolida a formulação dos conceitos necessários ao ordenamento do planejamento urbano de forma afinada entre os órgãos públicos e a sociedade organizada. "Buscamos conceitos para que possamos criar projetos eficientes e em sintonia com a política estadual e nacional", destacou.


Os temas de destaque que foram definidos pelos participantes e que ainda serão tabulados pelos organizadores da conferencia estadual são, entre outros: A revisão dos critérios para o repasse do fundo de participação dos municípios e ampliação dos repasses de ICMS; a criação do fundo municipal e nacional do desenvolvimento urbano; capacitação e qualificação técnica institucional das entidades participantes das políticas urbanas e implementação e fomento à política nacional de desenvolvimento urbano.


Quanto ao desempenho da conferência e das propostas alinhavadas pelos delegados, Marun destaca o exercício democrático voltado no desenvolvimento planejado das ações. "Estamos amadurecendo os projetos de uma discussão nacional sobre estes temas", comemorou.


O conselheiro nacional e membro da executiva nacional do 3º fórum, Ângelo Arruda, destaca justamente a mobilização estadual e o número expressivo de municípios participando das discussões no Estado. "A filosofia central dos debates está voltada para a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, uma ação integrada e multidisciplinar dos governos", revela.


Para Arruda, as ações públicas precisam ser integradas. "Não adianta cada governo ir para um lado", afirma. Ele acredita que os gestores públicos precisam concentrar o foco no planejamento de suas ações e na problemática que elas envolvem.


"O governante não pode ficar esperando que venham os recursos para depois agir, se não tem projetos para mostrar, os recursos não vem", alerta, lembrando o grande dilema passado por muitos executivos que ficaram fora do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), justamente por falta de planejamento e de projetos.


Esta é uma das grandes preocupações do governo do Estado, revela o superintendente estadual das cidades e coordenador da 3ª conferencia de MS, Sérgio Yonamine. Ele afirma que o processo faz parte de um planejamento maior e mais abrangente, e que já contabiliza resultados efetivos, tendo balizado a efetivação dos planos diretores e estatuto das cidades, plano nacional de saneamento e a criação do fundo nacional de habitação de interesse social (Finis).


"No Estado, infelizmente, as discussões ainda são incipientes, iniciaram em 2003 e foram interrompidas em 2005, mas não podemos correr o risco de ficar de fora dos grandes projetos nacionais, como o PAC; afinal, quando aparecem os recursos, cadê os nossos projetos?", questiona, evidenciando a importância dos debates.


"Estamos identificando as demandas para implementar e desenvolver nossas regiões dentro da política nacional de desenvolvimento urbano", conclui.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem diz que vai buscar documento da filha e mata namorado da ex

2
Policial

Funcionário de fazenda desaparece e familiares temem perda de memória

3
Aquidauana

Moradores estão preocupados com a aglomeração na Avenida Pantaneta

4
Policial

Com golpes de facão, homem é agredido até a morte em briga de vizinhos

Vídeos

Vídeo de princípio de incêndio na Gruta de Piraputanga viraliza

Carga de carvão tomba e cai de carreta no trevo da BR-262, em Anastácio

Acidente entre carro e caminhonete mata homem carbonizado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max38

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min24 max38

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,59m
Miranda
4,06m
Palmeiras
1,81m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"NÃO APRENDI..."

Mariana Thomé

Saneamento básico: um privilégio ou uma realidade dis...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Transportes

Viação ANDORINHA

Rua Estevão Alves Corrêa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2158/241 1
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Conveniência Millênium

Rua Sete de Setembro, s/n Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6346 / 840
Supermercados

Casa Portuguesa

Estevão Alves Corrêa, 885 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3266 /3241
Ver Mais
Fale com a redação