05 de agosto de 2021
Anuncie Aqui
Política

Contar defende transparência na utilização de recursos federais para o combate à Covid

11 JUN 2021 - 20h03min
Assessoria de Comunicação/ ALEMS
A transparência das ações públicas é o principal meio para acompanhar a aplicação dos recursos públicos, desta forma, é imprescindível a divulgação objetiva dos repasses do Governo Federal, a quantia referente a suspensão do pagamento da dívida com a União e a correlação desses recursos com as ações da Covid-19.
 
Em março de 2021, o deputado Estadual Capitão Contar,  protocolou o Projeto de Lei 063/2021, que está em tramitação na Alems (Assembleia Legislativa de MS) e determina a divulgação pública e ampla das informações relativas aos valores das transferências realizadas pelo Governo Federal, bem como a quantia referente à suspensão do pagamento da dívida com a União e suas aplicações pelo Governo do Estado no combate a Covid-19.
 
“O Governo Federal repassou milhões para Estados e Municípios aplicarem no combate à pandemia, mesmo assim, temos falta de UTI’s, falta de medicamentos, equipamentos e profissionais. Se realmente utilizamos todos os recursos enviados, não há motivos para que o Governo Estadual não promova meios para que todos os cidadãos sul-mato-grossenses possam identificá-los”, diz o Deputado.
 
É importante ressaltar que o relatório TC/4083/2020, com o acompanhamento das medidas tomadas pela Secretaria Estadual de Saúde para o enfrentamento da pandemia causada pelo covid-19, destacou que “o aperfeiçoamento do portal é mister para a realização do acompanhamento das ações pelos órgãos de controle e também pelos demais segmentos da sociedade, em sede de controle social, evitando-se assim malversação dos recursos públicos”.
 
Ressaltou ainda  a constatação de aquisição de máscaras de tripla proteção está em desacordo com o princípio da economicidade; ausência dos requisitos para aquisição de testes tipo RT-PCR por inexigibilidade de licitação; necessidade de observação de pressupostos fundamentais para a realização de compras vantajosas e que tragam economia ao erário.
 
Também foi realizada pelo Ministério Público de MS a Operação “Penúria”, como parte de investigação de superfaturamento na aquisição de 60.000 cestas básicas, de acordo com a denúncia encaminhada pelo Deputado Capitão Contar.
 
Assim, com tantos apontamentos de indícios de falta de eficiência na aplicação de recursos de combate à Pandemia e operação de investigação de recursos aplicados em ações decorrentes da Pandemia, precisamos sim, contar com ferramentas que permitam a identificação dos recursos e como foi realizada a aplicação.
 
Segundo o texto, torna-se obrigatória a divulgação pública e ampla dos valores recebidos e dos decorrentes da suspensão do  pagamento da dívida com a União, evidenciando a correlação entre esses recursos e as ações desenvolvidas, conforme prevê a Lei Complementar Federal n º 173, de 27 de maio de 2020. O texto diz ainda que, a divulgação deve ser de maneira clara, concisa e de fácil entendimento para toda população.
 
Mesmo com os recursos federais enviados e arrecadação de impostos batendo recordes, estamos com falta: de leitos de UTI, remédios e equipamentos nos hospitais e de novos profissionais para atender o crescimento exponencial de demanda, fazendo com os que estão na frente de batalha trabalhem sobrecarregados. E onde foram utilizados os recursos federais? Como foram utilizados? Não sabemos! E só tendo conhecimento de como estão gerindo esses recursos que poderemos entender de que forma está sendo realizado o combate à Pandemia.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02
 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida em Anastácio

2
Entretenimento

Motoqueiros fazem graça no trânsito e se dão mal; veja o vídeo

3
Aquidauana

Ao se valorizar, Néia prova que é possível emagrecer em qualquer idade

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Genipapo Hotel Fazenda traz um "arraiá" diferente à você!

Previsão do Tempo

min16 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,91m
Miranda
1,67m
Paraguai
0,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Pelos...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Pousada das Amoras - Nhecolândia acesso pela Estrada do Taboco

Rod. MS 419, KM 95, Zona rural - CX Postal nº 39 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3245-0134/ 3245 www.pousadadasamoras.com.br
Auto Escolas

Auto Escola União

Rua Marechal Mallet, 622 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-2506 / 840
Médicos

Flávio Pereira - Ginecologista

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 3665
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo