Câmara aprovou projeto na sexta-feira
Tradicional banho de São João / Câmara Municipal de Corumbá
A Câmara de Vereadores de Corumbá aprovou nesta sexta-feira (20) um projeto de lei encaminhado pelo Executivo Municipal que inclui o dia 24 de junho no calendário oficial de feriados da cidade, em celebração a São João. A proposta já foi sancionada pelo prefeito Gabriel Alves de Oliveira e passou a vigorar como a Lei Municipal nº 2.986, de 20 de junho de 2025.
Durante a votação, os parlamentares também aprovaram uma emenda apresentada pelo vereador Elinho Junior, autorizando o funcionamento de empresas privadas durante os feriados municipais. Segundo o texto, pessoas jurídicas com sede em Corumbá poderão operar normalmente nesses dias, desde que haja acordo individual com os colaboradores, garantindo a compensação do dia trabalhado dentro de um prazo de até seis meses.
“O trabalhador que fizer acordo individual com a empresa terá direito à folga compensatória. Já quem não optar pelo acordo segue com o direito ao pagamento de 100% de hora extra, conforme a legislação atual”, explicou o vereador. Ele também destacou que a nova regulamentação se antecipa à entrada em vigor da lei federal que trata do funcionamento de empresas em feriados mediante acordo coletivo, prevista para 2026.
Com a sanção, a nova legislação revoga as leis anteriores sobre feriados locais, incluindo as de números 2.533, de 29 de abril de 2016, e 985, de 15 de outubro de 1987, além de outras disposições conflitantes.
Além do novo feriado de São João, celebrado em 24 de junho, o município reconhece oficialmente outras datas como feriado: 2 de fevereiro (Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Corumbá), Sexta-Feira da Paixão, Corpus Christi, 13 de junho (Retomada de Corumbá, em 1867) e 21 de setembro (aniversário da cidade).
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Social
A primeira ocorreu em maio, com 435 documentos emitidos
Milagre
O pequeno Victor Miguel Fernandes, de apenas 1 ano e meio, teve sua vida salva após se engasgar durante o almoço
Voltar ao topo