17 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Política

Cunha revoga decisão sobre rito de impeachment

?Passa a valer o que está na Constituição?, diz o presidente da Câmara

30 OUT 2015 - 11h00min
O Globo
Depois de ter definido como seria o rito de impeachment, em resposta a uma questão de ordem do líder do DEM, Mendonça Filho (PE), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, voltou atrás e, na sessão desta quinta-feira, revogou sua decisão. 
 
Com isso, Cunha volta a deixar em aberto a questão e toma para si o direito de decidir.
 
Em meados de outubro, depois que Cunha decidiu que, caso ele rejeitasse um pedido para instalação do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff o plenário poderia contestá-lo e rever a decisão, parlamentares do PT contestaram a medida no STF (Supremo Tribunal Federal) e três liminares foram concedidas, inviabilizando a tática que Cunha combinara com a oposição.
 
? Eu revoguei a decisão da questão de ordem e, por consequência, declarei prejudicada a questão os recursos. Com isso, simplesmente aquela interpretação de sistematização e a polêmica que possa ter provocado e que gerou mandados no STF perdem seu objeto em função da revogação da decisão. Passa a valer o que está na Constituição ? afirmou.
 
Cunha havia recorrido das liminares concedidas pelo Supremo. Os recursos ainda não foram julgados. No entanto, ele optou pela revogação sem explicar por que resolveu rever sua própria decisão.
 
? Fiz um recurso defendendo os pontos todos. Mas optou-se por fazer a revogação porque foi um entendimento de que seria o melhor caminho. Primeiro fizemos o agravo e quis prestar as informações para que pudesse ter os argumentos de que nada de errado continha ? afirmou, em referência à contestação que havia apresentado no STF sobre o rito que iria adotar no processo de impeachment.
 
? Se a gente fizesse isso (revogar a questão de ordem) num primeiro momento, poderia passar a impressão de que alguma coisa de errada tivesse sido feita, o que não foi o caso. Aguardei que nesta semana tivesse o julgamento do recurso à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), mas o debate da DRU (Desvinculação de Receitas da União) tomou o tempo e parece que vai tomar nas próximas duas semanas. Perdi a expectativa de que a CCJ pudesse apreciar o recurso. Como não vai apreciar, ficaria essa instabilidade em relação ao tema e é preferível dar estabilidade à situação.
 
O deputado Wadih Domus (PT-RJ) havia apresentado um recurso à CCJ sobre o rito adotado por Cunha para o impedimento da presidente Dilma. O próprio Domus, porém, pediu a retirada da votação, argumentando que seria melhor esperar a decisão do STF sobre o assunto.
 
? Não quero dizer qual entendimento está valendo porque não sei que tipo de situação vai ser colocada. O que quero dizer é que não existe mais aquela decisão proferida naquela questão de ordem. Eu atendi a liminar do STF.
 
Cunha deixou no ar qual rito será adotado, caso um pedido de impeachment seja acatado por ele. Ao ser perguntado sobre se o rito defendido anteriormente por ele deixa de existir, ele foi enigmático:
 
? Aquela resposta deixa de existir. Vamos analisar cada situação que aparecer. A cada momento que acontecer, vamos decidir de acordo com a lei.

Delivery Amorim_11
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Temporal em Aquidauana derruba árvores, estruturas e assusta moradores

2
Policial

Funcionário é pego tentando furtar picanhas tipo exportação de frigorífico

3
Aquidauana

Camionete de médico aquidauanense é atingida por árvore durante temporal

4
Geral

Embarcação com 21 pessoas naufraga no Rio Paraguai

Informe Publicitário

Informe

Drogaria Aquidauana: há 8 anos protegendo sua família

Previsão do Tempo

min16 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min16 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Sei...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

IDATERRA

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3262
Médicos

Solange A. Pellegrino - Psiquiatra

Marechal Mallet, 567 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3114
Pizzarias

Pizza 10 +

Rua: Teodoro Rondon, 386 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-1010
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo