19 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Política

DEM deve expulsar deputado do castelo, mas vai recorrer à Justiça para ficar com mandato

10 FEV 2009 - 09h07min
folha online

O DEM deve formalizar nesta terça-feira a expulsão sumária do deputado Edmar Moreira (DEM-MG) do partido depois das denúncias contra o parlamentar --eleito na semana passada para a Corregedoria da Câmara. Depois de expulsá-lo da legenda, o DEM estuda ingressar com pedido na Justiça Eleitoral para ter de volta o mandato do deputado com base na regra da fidelidade partidária --que determina que o mandato pertence ao partido, e não ao parlamentar que troca de legenda.

Central Pax_10

O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse nesta segunda-feira que o estatuto da legenda permite a expulsão sumária dos filiados que não cumprirem as regras do partido --o que inclui recorrer à Justiça para ficar com o seu mandato.


"As regras que o partido tem para os seus filiados prevêem que o partido pode, sim, ir á Justiça. Além de expulsar, pode buscar o seu reparo que é a recuperação de mais uma posição na Câmara dos Deputados", afirmou.


Maia disse que o pedido de desfiliação da legenda por justa causa, encaminhado hoje por Moreira ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), não terá valor legal após expulsão do parlamentar.


"Ele entrou com um pedido de justa causa para depois se desfiliar. Mas esse processo pode levar três, cinco, seis meses. Ele fez um pedido: eu saio do partido se a Justiça entender que fui perseguido. E se a Justiça não entender que ele não foi perseguido, o que eu faço com ele? Fico com ele para mim? Não posso", disse.


Na opinião de Maia, o DEM "não tem a menor condição" de manter Moreira em seus quadros após o desgaste na legenda provocado pelo parlamentar. "No que depender de mim, o deputado sai do partido", disse.


Além da expulsão sumária, o DEM pode optar por conceder o prazo de oito dias para que Moreira apresente sua defesa à legenda. A Folha Online apurou que a disposição da Executiva Nacional do DEM, no entanto, é optar pela expulsão sumária com o objetivo de limpar a imagem do partido --arranhada depois das denúncias contra Moreira.


Indicação


Além de decidir o futuro de Moreira no partido, a executiva do DEM vai escolher nesta terça-feira o indicado da legenda para a segunda vice-presidência da Câmara. Com a renúncia de Moreira do cargo após as denúncias, o DEM sustenta que deve ficar com a vaga. O partido estuda indicar o deputado Vic Pires (DEM-PA) para a segunda vice-presidência --cargo que leva o parlamentar, automaticamente, para a Corregedoria da Casa.


"A vaga é do partido, não haverá candidatura avulsa. Ninguém do partido quer que a legenda passe por isso tudo de novo", afirmou.


Moreira disputou com Pires, no plenário da Câmara, a indicação para a segunda vice-presidência. Moreira venceu a disputa com o apoio de 238 deputados, mas foi obrigado a renunciar ao cargo após as denúncias --por isso o nome de Pires ganhou força para se eleger para a Mesa Diretora da Câmara.


Moreira é acusado de não declarar à Justiça Eleitoral um castelo estimado em R$ 25 milhões no município de São João Nepomuceno (interior de Minas). Além disso, o parlamentar é investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por apropriação ilegal de contribuições ao INSS feitas por seus empregados.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

PM acaba com festa, apreende menores de idade bêbados e prende organizadores em Aquidauana

2
Policial

Ao verificar denúncia, polícia prende traficante e apreende drogas em Aquidauana

3
Geral

PMA desmonta acampamento de caçadores à margem do rio Apa na fronteira

4
Geral

Rapaz faz disparos na frente de PM, foge e bate contra árvore em Corumbá

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min24 max41

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max41

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Elétrica/Oficinas

Auto eletrica Cruzeiro

Manoel Antonio Paes de Barros, 790 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3228
Hotéis

Hotel Portal Pantaneiro

Rua Pandiá Calógeras, 1067 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4329 www.portalpantaneirohotel.com.br
Clubes

Lions Clube

Rodovia Aquidauana-Cera, Km 4, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3800/32412
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo