Uma comissão de deputados federais visita as aldeias de Dourados nesta segunda-feira, para acompanhar a situação da população dos Ãndios Guarani, Kaiowá e Terena. Cerca de 12 mil Ãndios moram na região.
Integram a comissão os deputados federais Pedro Wilson (PR/GO), Eduardo Barbosa (PSDB)/MG), Henrique Afonso (PT/AC), Janete Pietá (PT/SP), Geraldo Thadeu (PPS/MG) e Geraldo Resende (PMDB/MS). Os deputados estaduais Pedro Kemp e Pedro Teruel (PT), acompanharão a comitiva.
Os parlamentares federais compõem a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. A decisão de visitar o Estado foi tomada após da divulgação, pela imprensa nacional, de casos recentes de violência cometidos contra populações indÃgenas. De acordo com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), somente este ano foram registrados nove assassinatos e sete suicÃdios de Ãndios nas aldeias de Dourados.
O grupo pretende averiguar ainda as condições de saúde, moradia, alimentação e problemas como alcoolismo, uso de drogas e prostituição.
Visitas anteriores
Esta não é a primeira vez que parlamentares federais vêm a Mato Grosso do Sul averiguar a situação da população indÃgena do Estado. Em 2005, diante da morte de dezenas de crianças indÃgenas por conta da desnutrição infantil, o Congresso Nacional criou uma comissão externa para analisar e investigar o problema.
Na ocasião, os deputados e senadores fizeram audiências públicas em Campo Grande e Dourados, além de terem percorrido as aldeias do municÃpio, localizado no sul do Estado.
Entidades de apoio
A comitiva convidou organizações não-governamentais como o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), o CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza) e a Coordenação dos Movimentos Sociais. Vereadores da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Dourados também devem participar da visita.
Geral
Terceira etapa do certame tem caráter eliminatório e classificatório
Ação
O treinamento foi realizado no Plenário do Tribunal do Júr
Voltar ao topo