16 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Política

Eleições no Paraguai: candidatos descartam tumulto durante votação

19 ABR 2008 - 12h53min
agência brasil

Um dia depois do encerramento da campanha eleitoral no Paraguai, os três principais candidatos à Presidência deram entrevistas coletivas à imprensa estrangeira que está em Assunção para acompanhar o pleito. Todos disseram não acreditar que vá haver tumultos durante o domingo (20), dia da votação.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Fernando Lugo, candidato pela Aliança Patriótica para a Mudança (APC, na sigla em espanhol) e Lino Oviedo, da União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace), também aproveitaram o momento para reafirmar as suas propostas de campanha e esclarecer dúvidas dos jornalistas.


A primeira entrevista foi com o ex-bispo Fernando Lugo, no comitê de campanha. Ele ressaltou a importância de uma aliança de esquerda - formada por nove partidos e vários movimentos sociais - concorrer com chances de vitória à Presidência do Paraguai. "O país se encontra à frente de um acontecimento inédito", afirmou.


Perguntado sobre a possibilidade de haver fraudes nas eleições, o candidato afirmou que "não houve um dia em que a imprensa local não falasse sobre essa temática, sobretudo de dúvidas, de desconfianças". E completou: "Eu não creio que exista um sistema eleitoral perfeito, onde não haja desconfiança."


Em seguida, foi a vez de Blanca Ovelar, candidata pelo partido do governo, a Associação Nacional Republicana (ANR), Partido Colorado, dar entrevista à imprensa. Na sede do partido, Blanca Ovelar apresentou o comitê que a ANR colocou à disposição dos jornalistas e destacou a importância da presença dos estrangeiros no acompanhamento do pleito. Ela foi a única que não abriu espaço para perguntas dos jornalistas.


Lino Oviedo (Unace) recebeu os jornalistas em sua casa, na capital paraguaia. Como os outros, ele ressaltou a importância do processo eleitoral e da presença dos jornalistas e observadores estrangeiros. Sobre a possibilidade de fraudes, ele disse que "sabemos que estamos tratando e lutando com mafiosos, que podem usar livremente o dinheiro do governo", referindo-se ao Partido Colorado, do qual já fez parte.


Segundo a Justiça Eleitoral, novas medidas estão sendo tomadas este ano para garantir a segurança das eleições. A primeira é a impressão da digital do eleitor na mesa receptora de votos. A segunda é o acompanhamento dos partidos nos locais de voto, além do respaldo da polícia e de fiscais do Ministério Público.


Questionado sobre as acusações de que ele teria feito um acordo com o atual presidente, Nicanor Duarte, Oviedo negou qualquer relação com o partido que está no governo. "Com a minha escassa capacidade intelectual, ainda não cheguei a querer cavar a minha própria cova", afirmou.


Enquanto isso, sem-tetos protestavam nas proximidades da residência oficial do presidente, aproveitando a proximidade das eleições para chamar mais atenção. Desde a meia noite de ontem (17) estão proibidas quaisquer manifestações de campanha. Nas ruas, faixas e cartazes vão sendo retirados aos poucos.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Carlos Loesia falece vítima do novo coronavírus

2
Geral

Em Aquidauana, homem é flagrado por câmera de segurança furtando abóbora

3
Policial

Homem contrata e tenta jogar mulher da ponte para não pagar por sexo

4
Geral

Quatro municípios já se recusam a seguir decreto estadual com restrições à covid

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min17 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min17 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Ousadia...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XV: AUTOESTIMA FEMININA:FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Clubes

Clube do Laço Pantaneiro

Rod Aquidauana-Cera Km 07, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2170
Restaurantes

Restaurante e Chopperia Moderna

Rua Augusto Mascarenhas, 573 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8100
Pesqueiros

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180/9986-
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo