X
Política

Em Brasília, Reinaldo discute linha de crédito específica para o Pantanal

Governador também discutiu regularização fundiária com ministra Tereza Cristina / Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) discutiu, nesta terça-feira (1°), em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a criação de uma linha de crédito específica para a região pantaneira. Ele estava acompanhado do senador Nelsinho Trad (PSD), do deputado federal Beto Pereira (PSDB) e do secretário Jaime Verruck.

A sugestão seria a destinação de uma parte do FCE (Fundo de Financiamento do Centro-Oeste) para a área. O FCO é um fundo de crédito para empresas e produtores rurais criado pela Constituição Federal de 1988 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“Foi uma reunião muito produtiva e que tecnicamente ainda vai ser discutida no âmbito da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) para levar esses recursos para o Pantanal, pela importância da região”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

Verruck afirmou que o ministro foi favorável à proposta. “A proposta é colocar a planície pantaneira com uma área prioritária para o FCO Pantanal, colocando 4% do total de recursos, ou R$ 240 milhões. O ministro acatou muito bem. Estamos discutindo tecnicamente há algum tempo e isso vai ser submetido à reunião dos governadores do Condel [Conselho Deliberativo da Sudeco] no dia 7”, disse.

Outro projeto discutido com o ministro Rogério Marinho foi a revitalização do rio Taquari. A Secretaria Nacional de Bacias Hidrográficas é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional. Reinaldo Azambuja e Jaime Verruck apresentaram o levantamento do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) sobre os impactos ambientais. O governador também solicitou a criação de um comitê da Bacia do Rio Taquari.

Reinaldo Azambuja e Jaime Verruck também fizeram uma reunião com a ministra Tereza Cristina. Eles discutiram convênio na área da agricultura familiar, priorizando regularização fundiária, e fizeram uma avaliação do CAR (Cadastro Ambiental Rural).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Com mais 918 empresas abertas em novembro, MS já supera recorde de 2023

O setor de Serviços continua liderando com 647 novos registros de empresas em novembro

Polícia

PRF resgata pássaros silvestres transportados ilegalmente em Campo Grande

Os pássaros estavam sendo transportados de forma irregular, sem ventilação

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo