X
Política

Em sessão especial, senadores e deputados homenageiam Che Guevara

Com a presença do embaixador de Cuba, Pedro Juan Núñez Mosquera; do presidente da Associação dos Cubanos Residentes no Brasil, Tisso Saenzi; e de deputados federais, o Senado homenageou na manhã desta terça-feira (23) o líder revolucionário Ernesto Che Guevara. A sessão especial foi aberta com pronunciamento do presidente interino, TiãoViana, que destacou a dimensão da memória de Che Guevara. A homenagem foi realizada por requerimento do senador José Nery (PSOL-PA), na passagem dos 40 anos da morte do revolucionário.


- Che vive, no inconformismo e na vontade de mudança por um mundo melhor e mais justo, nas mais diversas sociedades e distintas latitudes - disse o senador.


Em seguida, o senador José Nery destacou que, ao pedir a homenagem, buscou preservar e honrar a memória do revolucionário, "justamente em um momento que setores reacionários da imprensa brasileira fazem ataques virulentos e mentirosos contra a verdadeira história de jovem médico argentino que virou herói latino-americano".


Nery e, logo depois, o senador João Pedro (PT-AM), além de deputados presentes à sessão, rebateram críticas da mídia a Che Guevara. João Pedro classificou de mentirosa matéria publicada recentemente pela revista Veja sobre a atuação de Che Guevara. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que também não gostou da matéria da Veja. Simon citou o governo de Salvador Allende, no Chile, como exemplo da tomada do poder pelas forças populares através da democracia, em vez da luta revolucionária.


A crítica à presença norte-americana no combate aos movimentos revolucionários latino-americanos, especialmente no assassinato de Che Guevara e na derrubada do governo Allende, em apoio às ditaduras, também marcou os discursos de senadores e deputados.


Ao se pronunciar, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) falou sobre as qualidades de Che Guevara que fazem falta aos políticos atuais. Contrapôs a lembrança da capacidade de Che de doar-se por uma causa, como missionário, à atuação de personalidades atuais em busca de cargos.


Estudantes, líderes sindicais e militantes de movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entre outros, assistiram à sessão especial.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

MS registra 204 casos confirmados de dengue

Nos últimos 14 dias, Selvíria registrou alta incidência de casos confirmados

Aquidauana

Idoso fica preso em árvore ao tentar fazer poda em Aquidauana

Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo