28 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Política

Empossada nova diretoria da Assomasul

19 JAN 2009 - 09h11min
assomasul

O prefeito de Terenos, Beto Pereira (PMDB), assumiu a presidência da Assomasul defendendo, em seu discurso, autonomia dos municípios. No entanto, destacou que os prefeitos precisam continuar contando com o apoio da bancada federal e buscar recursos extras do governo federal por meio das mobilizações lideradas pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).

Atlântico Super Center - Terça Verde do Real_28Set_09

A Assomasul empossou sua nova diretoria, durante cerimônia realizada na noite de sexta-feira, no auditório Germano de Barros, do Centro de Convenções Rubem Gil de Camilo, em Campo Grande.


Beto Pereira presidirá a entidade por dois anos de mandato em substituição ao ex-prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite (PSDB), que ficou no cargo por dois mandatos consecutivos.


Em discurso, disse que o bom desempenho e o sucesso da administração municipal, passam por um diálogo constante com outros agentes que tem igual responsabilidade pública, referindo-se, entre outros, a Assembléia Legislativa, o Poder Judiciário, o Ministério Publico, o Tribunal de Contas, e a Caixa Econômica Federal.


O presidente da Assomasul pediu o apoio do governo estadual para a concretização de um desafio, que é implantar a Escola de Municipalismo de Mato Grosso do Sul, visando promover a capacitação dos recursos humanos, melhorar a gestão pública e aprimorar o atendimento da sociedade.


Ele ressaltou que os prefeitos, além da responsabilidade fiscal, têm por obrigação implantar a responsabilidade social. "Temos em nossas mãos profundos desafios, que vão muito além da acanhada visão de prefeito-gerente. Diferentemente do passado, nossa tarefa não se esgota na prestação de serviços básicos essenciais a população", acrescentou.


Para o novo dirigente, cumpre ao prefeito moderno correr atrás de investidores para fomentar a matriz econômica de sua cidade e cabe a Assomasul "propugnar por uma política de desenvolvimento capaz de chegar a todos os municípios e não se restringir aos mais aquinhoados por natureza.


De acordo com ele, o futuro não permite que a economia do Estado retome a monocultura primária nem preserve desigualdades regionais.


Ao transmitir o cargo, Eraldo Leite advertiu o seu sucessor sobre os desafios que terá pela frente e recomendou à manutenção da boa relação institucional que a entidade teve com os poderes ao longo de seu mandato. Segundo ele, somente por meio do diálogo franco com os governos estadual e federal, principalmente, é que os prefeitos podem levar avanços para os municípios.


Ele destacou que, como presidente da Assomasul por duas oportunidades, procurou ter as melhores relações institucionais possíveis com os governadores Zeca do PT e André Puccinelli (PMDB).


Eraldo Leite fez questão de apontar algumas conquistas ao longo de sua gestão, como o repasse de 25% dos recursos do Fundersul, além do FIS  (Fundo de Investimentos Sociais) e da  melhora na qualidade do Transporte Escolar. Em nível nacional, citou a aprovação do aumento de 1% no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do repasse integral do ITR (Imposto Territorial Rural), cujos recursos passam a ser este ano 100% dos municípios.


Destacou o apoio da imprensa e enalteceu a dedicação de sua família que, segundo ele, soube compreendê-lo ao longo desses quatros anos de mandato. Após desejar sucesso a nova diretoria, Eraldo agradeceu aos colegas prefeitos e funcionários da Assomasul e arrematou: "Entrego este importante cargo com a consciência do dever cumprido, embora reconheça que nunca é possível agradar a todos, até porque toda unanimidade é burra, como se diz no jargão político".


Também fizeram uso da palavra o presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, o senador Valter Pereira e o secretário Carlos Marun, em nome do governador.


Prestigiaram a cerimônia de posse os senadores Valter Pereira (PMDB) e Marisa Serrano (PSDB), deputado federal Waldemir Moka (PMDB), deputados estaduais Paulo Corrêa (PR), Akira Otsubo (PMDB), Reinaldo Azambuja (PSDB) e Antônio Carlos Arroyo (PR), os secretários Carlos Marun (Habitação), representando o governador André Puccinelli (PMDB), e Nilene Badeca (Educação), além de representantes do Poder Judiciário, vereadores, secretários municipais e dirigentes partidários.


Diretoria


Foram empossados ainda na diretoria: 1º Vice-presidente, João Carlos Lemes (PT), Bataguassu; 2º Vice-presidente, Ilca Domingos (PMDB), Nioaque; Secretário-Geral, Ari Artuzi (PDT), de Dourados; 1º Secretário-Geral, Cláudio Valério (PMDB), Anastácio; 2º Secretário-Geral, Eledir Barcelos (PT), Santa Rita do Pardo; Tesoureiro Geral, Evandro Bazzo (PSDB); 1º Tesoureiro-Geral, Celso Vargas (PTB), Maracaju; Diretoria de Relações Públicas, Arilson Targino (PSDB), Jateí; Diretoria de Assuntos Municipalistas, Dirceu Lanzarini (PR); Amambai; Diretoria de Patrimônio, Arlei da Silva Barbosa (PT), Nova Alvorada do Sul; Diretoria de Saúde, Cláudio Barcelos (PR), Tacuru; Diretoria de Cultura, Marta Maria (PDT), Eldorado; Diretoria Esportiva, Willian Douglas (PPS), Rio Verde.


Também tomaram posse no Conselho Fiscal, Mateus Palmas de Faria (PR), de Caarapó; Juneir Marques (PSDB), Antônio João; Darci Freire (PDT), Douradina), além dos suplentes Jesus Baird (PMDB), de Costa Rica; Neder Vedovato (PSB), de Miranda; e Carlos Augusto (DEM), Cassilândia.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vítima de um câncer, morre professora aquidauanense Nara Ortencia

2
Policial

Homem perde a vida ao atravessar Rio Miranda a nado

3
Aquidauana

Princípio de incêndio interdita Ponte Velha em Aquidauana

4
Policial

Policiais civis deflagram segunda fase da operação e prendem mais um envolvido

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min24 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 3

Rua Teodoro Rondon, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2230
Advocacia

Dr. Douglas Melo Figueiredo

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 415 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4900
Móveis e Decoração

Atalaia Arts

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 508 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2510
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo