A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é a nova aliada do governo federal no combate à criminalidade. O Ministério da Justiça e a entidade assinaram acordo de cooperação ontem, em Brasília, para o acompanhamento da implementação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) nos municípios.
Pelo acordo, a FNP vai instalar uma comissão de acompanhamento das ações do Pronasci. O grupo será formado por prefeitos de diferentes regiões do país e também terá a missão de divulgar o Programa aos órgãos governamentais responsáveis pela elaboração de políticas públicas de segurança.
Caberá ao Ministério da Justiça repassar à FNP todas as informações e medidas adotadas na implementação do Pronasci. "O Programa é de financiamento, indução e sustentação de ações das autoridades estaduais, em colaboração com os municípios", informou o ministro Tarso Genro. "Tenho certeza que a Frente vai ter um papel extraordinário na implantação deste projeto".
O presidente da FNP, o prefeito do Recife, João Paulo Lima, também está confiante. "Com a integração da União, estados e municípios, temos tudo para ter sucesso na implantação do Programa".
Para o prefeito de Campinas, Hélio Santos, a iniciativa pode ajudar de forma efetiva na redução da criminalidade. "O Pronasci passa a atuar nas raízes das causas da violência. É nos municípios que estão os atores e os vetores da criminalidade", declarou.
Gabinetes de Gestão Integrada - os municípios terão papel fundamental para o êxito das ações previstas no Pronasci. Para isso, uma das providências será a criação de Gabinetes de Gestão Integrada Municipal (GGIM) - para a articularão das forças de segurança pública.
Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto, o Pronasci vai investir R$ 6,707 bilhões na prevenção e repressão à violência nos próximos cinco anos.
Clima
A temperatura mínima prevista é de 22ºC, enquanto a máxima pode chegar aos 31ºC
Pesca desportiva
A atitude consciente também foi destaque: o jaú foi devolvido ao rio em apenas 50 segundos, reforçando o respeito à natureza
Voltar ao topo