22 de outubro de 2020
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Política

Governador defende pedágio mais barato do Brasil para privatização da BR-163 que corta MS

28 NOV 2013 - 14h15min
Notícias MS
O governador André Puccinelli defendeu que o trecho da BR-163 em Mato Grosso do Sul ? que corta o Estado de norte a sul e tem 847,2 km de extensão ? que tem leilão previsto para o próximo dia 17 de dezembro para ser privatizado pela União, seja o mais barato do País. ?É um pedágio que nós requereremos que seja o mais barato do Brasil. Vamos fiscalizar sim, para que o pedágio seja como nos estudos que o governo do Estado de Mato Grosso do Sul fez, o menor do Brasil?, assinalou Puccinelli durante entrevista à imprensa na entrega de viaturas, equipamentos e armamento para a Segurança Pública do Estado nesta quinta-feira (28).
 
Segundo o governador, para o leilão de privatização do trecho já existem consórcios interessados. ?Creio que tenha uma meia dúzia de consórcios disputando, pois verdadeiramente com um fluxo de 60 mil veículos dia, o leilão é altamente atrativo?, informou André. De acordo com o governador, a rodovia possui atualmente um tráfego de 60 veículos por dia de grande e pequeno porte em um fluxo de 24 horas. ?É uma rodovia que será duplicada num prazo de cinco anos, conforme edital da União?, completou.
 
O estudo feito pelo governo do Estado sobre a viabilidade e o Programa de Exploração da Rodovia BR-163 mostra que além da melhoria da malha viária, a duplicação da rodovia vai proporcionar o escoamento da produção de 29 municípios de Mato Grosso do Sul. Os produtos do Estado podem sair por Sonora para entrar em Mato Grosso, por Três Lagoas ou por Presidente Epitácio para entrar no Estado de São Paulo e por Mundo Novo para chegar até o Paraná, abrangendo todas as saídas de produção.
 
Atualmente a BR-163 em Mato Grosso do Sul possui 1.368,7 km de pista simples, sendo 40,2 km de pista duplicada. Já em Mato Grosso o leilão de privatização dos 850 quilômetros da BR-163, realizado ontem (27 de novembro), se estende da divisa com Mato Grosso do Sul e vai até a região de Sinop e Sorriso, ao norte de Mato Grosso.
 
Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mostram que a cobrança do pedágio será iniciada somente depois da conclusão dos trabalhos iniciais na rodovia e a efetivação de 10% das obras de duplicação, sendo duplicada na totalidade até o quinto ano do prazo da concessão.
 

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