22 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Política

Governador intermedeia encontro entre ministro das Cidades e movimentos sociais

23 ABR 2008 - 15h36min
notícias ms

O problema da falta de moradia na zona rural do Estado, em especial nos assentamentos, foi discutido na manhã desta quarta-feira (23) no Ministério das Cidades. O governador André Puccinelli intermediou o encontro entre o ministro da pasta, Marcio Fortes, e representantes de movimentos sociais. Em pauta desburocratização, agilidade e liberação de recursos para construção de 2466 unidades habitacionais.

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Institucional - Junho21 - 02

Para o governador, a participação de representantes de movimentos sociais é fundamental para compreensão da gravidade do problema. "Os movimentos precisam ser ouvidos nesse processo. As famílias assentadas precisam morar em locais adequados para poderem pegar financiamento. Somente com a união dos governos federal e estadual para construir essas casas poderemos ter assentamentos produtivos e acabar com o déficit de moradia rural", justificou.


Representantes da CUT, MST, Fetagri e FAF, todos movimentos sociais rurais, solicitaram a liberação de recursos para a construção de 2466 casas em Mato Grosso do Sul. Segundo eles, a demora no início das obras traz uma série de prejuízos. "A situação está desumana. As famílias moram em barracos de lona que, quando chove, molha dentro e quando venta, rasga a lona. Sem a casa não podemos ter energia elétrica nem outros benefícios como o Pronaf. Com essas pendências, estamos perdendo recursos porque a vaca que o ano passado custava mil hoje custa dois mil reais", esclareceu o presidente do MST estadual, Marcio Bissoli.


Quanto à demora na liberação de recursos, a presidente da CEF, Maria Fernanda, disse que entraves burocráticos estão impedindo que o processo ande mais rápido. "Como na área rural é uma parceria entre a CEF e o Incra, nós entendemos que a burocracia é muito maior porque é preciso atender exigências duplas. Acredito que, com o plano nacional de habitação, as exigências devem ser unificadas e a fonte de recursos, definida".


O ministro ouviu as reivindicações e afirmou que, assim como em outros Estados, o problema deve ser resolvido em 30 dias com o Plano Nacional de Habitação. "Nós temos que resolver essa situação, é uma determinação do presidente Lula. Temos feito uma série de reuniões para resolver principalmente duas questões: o passivo de 2007, que são 31 mil casas que deveriam ter sido construídas, mas por uma série de motivos, não foram, e definir recursos para agora e para o futuro com a inclusão da habitação rural no Plano Nacional de Habitação", explicou Fortes.


Participaram da reunião os secretários de Estado de habitação, Carlos Marun e de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Tânia Mara Garib, além dos deputados federais Dagoberto Nogueira, Antonio Cruz, Geraldo Resende e Nelson Trad.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Fogo em caixa eletrônico no Atlântico Super Center é controlado

2
Geral

Padaria & Conveniência Dois Irmãos está atendendo em novo local; saiba onde

3
Charges

Relojeiro do Mercadão, Wilson morre em Aquidauana por complicações da covid-19

4
Aquidauana

"Figurinhas carimbadas", por onde é que anda o famoso seu Birigui e a briguenta Velha da Chuva?

Informe Publicitário

Informe

View Energy garante economia de até 95% na sua conta de luz!

Previsão do Tempo

min17 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,11m
Miranda
2,21m
Paraguai
1,54m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XXI: AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Gabriel Novis Neves

EDUCAÇÃO

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Moto Táxi

Moto Táxi Aquidauana

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - Ponto de referência: Frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5341
Telefones Úteis

Polícia Militar Ambiental - 4º PelPMA

Rua Candido Mariano, 420 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3675/3241-
Escolas Estaduais

Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro - CEJAR

Rua Estevão Alves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6029/2226
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo