28 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Governador participa da apresentação do Centro-Oeste Competitivo

26 NOV 2013 - 10h40min
Notícias MS
O governador André Puccinelli participou na segunda-feira (25), à noite, da apresentação do projeto Centro-Oeste Competitivo - Mato Grosso do Sul, realizada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), no auditório da Casa da Indústria.
 
Participaram da apresentação parlamentares, empresários e dirigentes de entidades do setor industrial e produtivo do Estado. O objetivo do projeto é planejar estratégias para a infraestrutura de transporte e logística de cargas da Região Centro-Oeste, incluindo os Estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, de forma a integrar física e economicamente os Estados envolvidos no estudo e as demais regiões do Brasil e países Sul-Americanos. O MS Competitivo destaca as ações localizadas dentro de Mato Grosso do Sul para o desenvolvimento logístico.
 
O governador Puccinelli destacou o crescimento do Estado em relação aos outros Estados brasileiros. ?O projeto MS Competitivo, que faz parte do Centro-Oeste Competitivo, é um importante trabalho que mostra os gargalos logísticos do Estado e nos indica mecanismos para promover o desenvolvimento. É resultado da parceria entre o governo do Estado, o Poder Legislativo e a Federação das Indústrias. O Estado está provido de recursos para incrementar a estrutura das estradas, portos e aeroportos do Estado. Duas grandes ferrovias já estão inseridas no PAC Nacional?, destacou Puccinelli.
 
?O desenvolvimento do Estado é resultado da união da classe política estadual, do Poder Executivo e das entidades representativas de setores, como a Fiems e a Famasul, que somados fazem de Mato Grosso do Sul o celeiro do Brasil?, afirmou Puccinelli.
 
O MS Competitivo identificou e selecionou os sistemas de logística de menor custo, voltados para o mercado interno e externo, formados pela infraestrutura de transporte de cargas da região abrangida pelo estudo e meios para torná-los mais competitivos. O estudo propõe a transformação dos sistemas de logística em eixos integrados de desenvolvimento à medida que forem complementados com investimentos em energia, telecomunicação e capital humano, atraindo as atividades econômicas, gerando emprego e renda, fomentando a inserção da região na economia mundial.
 
O projeto é um estudo aprofundado das estratégias logísticas do Centro-Oeste e de Mato Grosso do Sul, explicou o presidente da Fiems, Sérgio Longen. ?Estamos mostrando às autoridades, através do Centro-Oeste Competitivo, ações necessárias para evitar os gargalos logísticos. Entre as soluções está a parceria Público-Privada (PPP). Hoje, um dos principais fatores para o desenvolvimento é a distância entre os centros produtores e consumidores. O objetivo é fomentar o processo de reconstrução e melhoria da infraestrutura, com a participação da iniciativa privada?, destacou Longen.
 
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Reidel, a classe política e o setor industrial estão atuando com agilidade para responder ao crescimento e gerar competitividade. ?Estamos trabalhando para destravar os gargalos do Estado e melhorar o escoamento da produção. O projeto MS Competitivo é um estudo profundo para chegar às necessidades e elencar as prioridades para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul?, afirmou o presidente da Famasul. 
 
O MS Competitivo
 
O projeto apresenta estudos e impactos significativos sobre a construção da Ferroeste (EF-484) entre Maracaju-Dourados e Cascavel (Paraná) até Paranaguá, a construção do Terminal de Grãos de Maracaju, a dragagem e sinalização da hidrovia do Paraguai entre Cáceres e Porto Murtinho. Também foi feito um levantamento do perfil do Aeroporto Internacional de Campo Grande (SBCG); o perfil dos armazéns de granéis sólidos de Mato Grosso do Sul; da Ferrovia ALL malha Oeste (ALLMO); um estudo sobre as principais rotas atuais de escoamento e exportação da região Centro Norte de Mato Grosso do Sul ? cargas consolidadas; resumo dos principais gargalos potenciais futuros nos modais; um estudo da BR-163, um mapeamento do produção industrial e estudos sobre o potencial de Mato Grosso do Sul.
 
Estiveram presentes no evento os senadores Delcídio do Amaral e Waldemir Moka, o deputado federal Reinaldo Azambuja, deputados estaduais, o prefeito de Campo Grande Alcides Bernal e representantes do setor produtivo e industrial do Estado.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Miranda

Irmãos conquistam fãs com vídeo caseiro cantando sertanejo

2
Aquidauana

Vídeo: Canoístas salvam turista à deriva em uma das corredeiras mais perigosas de MS

3
Bodoquena

Após quatro dias desaparecidos, homens são encontrados em Bodoquena

4
Bodoquena

Homens desaparecem após saírem de carvoaria na zona rural de Bodoquena

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,84m
Paraguai
(-) 32

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"FELICIDADE CLANDESTINA"

Rosildo Barcellos

Furacão na Botocúndia

Valdemir Gomes

Dia...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Confecções

Duda Modas

Sete de Setembro, 745 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-3677
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorveteria Delícia

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 656 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pizzarias

Pizza Caseira Quero Mais

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8107
Ver Mais
Fale com a redação