X
Política

Governo de MS mantém trabalho para criar centro de acolhimento para pessoas LGBTQIA+

O local vai funcionar como uma residência provisória.

Reunião nesta quarta-feira / Divulgação

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul mantém o trabalho para criar o primeiro Centro de Acolhimento para pessoas vítimas de homofobia.

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (4), o governador Eduardo Riedel recebeu representantes de órgãos estaduais e da União, que formam o grupo de trabalho responsável pela criação do Centro.

Para acolher a população LGBTQIA+ de Mato Grosso Sul, o local vai funcionar como uma residência provisória. “É uma casa de acolhimento, de proteção, que engloba todas as políticas públicas. E também nós teremos o centro especializado em atendimento psicossocial. Se estamos falando que este grupo é vulnerável, que muitos saem de casa, são expulsos ou estão em vulnerabilidade morando nas ruas, nós precisamos trazê-los para a sociedade de maneira digna. Então é primeiro precisamos de uma casa que acolha este grupo identitário, e que também faça o atendimento psicossocial, tenha política pública de formação, capacitação, inserção econômica”, explicou a secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza.

Em maio deste ano os representantes do Governo Federal, do Estado, da prefeitura, UEMS, IFMS, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Conselho Estadual LGBTQIA+, IPHAN, Defensoria Pública do Estado e Defensoria Pública da União, passaram a formar o GT (Grupo de Trabalho) que vai tornar realidade a Casa de Direitos LGBTQIA+.

“É uma construção, e nós temos que viabilizar o estudo de implementação, de experiência dessa casa de acolhimento. O que a gente precisa, a partir de agora, é construir com a sociedade civil e desenhar os próximos passos”, disse o subsecretário de Políticas Públicas para População LGBTQIA+, Vagner Campos.

A proposta é construir um espaço de referência no atendimento, garantia de direitos e acolhimento às pessoas LGBTQIA+ em todo o Estado.

“Essa casa é para pessoas com mais de 18 anos, um local de passagem para acolher, tratar o psicológico, e para um atendimento mais amplo, até a inserção no mercado de trabalho. Esse encontro é importante porque é uma reunião ampliada que desenha toda essa política pública para o MS, é isso que estamos fazendo neste momento”, finalizou a secretária.

*Com informações da Comunicação Governo de MS

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Começa Semana de Prevenção da Violência na Primeira Infância

Publicações, cursos, política e uma robusta linha de cuidado com as crianças orientam profissionais de saúde a observar sinais e sintomas e a conduzir casos suspeitos de violência

Segurança

Novo voo da FAB com brasileiros resgatados do conflito no Líbano chega ao Brasil

Aeronave do Governo Federal com 211 passageiros pousou na Base Aérea de São Paulo, neste sábado, 12 de outubro, às 7h11

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo