01 de março de 2021
Anuncie Aqui
-->
Política

Infidelidade de deputados deixa o PMDB de saia-justa

8 OUT 2007 - 08h06min
conjuntura on line

O PMDB pode ficar de saia-justa por causa de dois infiéis que foram abrigados no partido e que são rivais na disputa pela Prefeitura de Dourados. Toda a crise foi gerada depois que o deputado federal Geraldo Resende deixou o PPS para ganhar cargos federais - um deles foi a direção da Funasa em Mato Grosso do Sul - e o apoio do governador André Puccinelli (PMDB) à sua pré-candidatura para prefeito de Dourados.


Esta manobra para acomodar Geraldo no partido custou a saída do deputado estadual Ari Artuzi. Ele sentiu que a entrada do deputado federal iria sepultar o seu projeto de concorrer à Prefeitura de Dourados e decidiu ingressar no PDT para enfrentar o próprio Geraldo na sucessão municipal. A infidelidade não saiu barato para Artuzi, que viu de uma hora para outra seus correligionários sendo demitidos pelo governador André Puccinelli. Nem o motorista de Artuzi escapou da degola.


Artuzi não esperava por esta retaliação do governador. Com correligionários desempregados, o deputado corre também o risco de ficar sem mandato e sem legenda para concorrer à Prefeitura de Dourados. Ainda não há, porém, consenso sobre o cancelamento da filiação partidária. Exemplo: Artuzi perde o mandato, mas pode permanecer no PDT e disputar as próximas eleições, porque não há previsão da inelegibilidade dos infiéis.


Ciúmes e brigas
A filiação de Geraldo Resende provocou ciumeira em Ari Artuzi e a insegurança sobre a viabilidade de sua candidatura no PMDB a prefeito de Dourados. O governador declarou que apoiaria quem apresentasse melhor desempenho nas pesquisas. Neste quesito, Artuzi leva grande vantagem sobre Geraldo. O problema era a desconfiança do deputado estadual da promessa de receber apoio dentro do PMDB.


Prevendo que poderia levar rasteira do partido, Artuzi passou a brigar com Geraldo. Mas hoje eles estão brigando juntos para não serem cassados depois que o STF considerou que o mandato pertence ao partido e não ao político. E se Geraldo e Artuzi estavam também se preparando para se enfrentarem na campanha eleitoral, agora correm o risco de ficar de fora da disputa eleitoral.


Artuzi é o mais preocupado com os efeitos da decisão do STF. Geraldo procura demonstrar tranquilidade, mas quem conversou com ele ontem sentiu que a calma é só aparente. O problema é a determinação do PPS de pedir a cassação do seu mandato. Esta mesma disposição não existe no PMDB para afastar Artuzi.


O PMDB recebeu um deputado federal infiel que fugiu do PPS para se acomodar numa agremiação que daria suporte à sua candidatura a prefeito de Dourados. Além disto, os peemedebistas promoveram caça a vereadores e prefeitos para reforçar o partido. Ou seja, o PMDB incentivou a infidelidade partidária e agora não sabe o que fazer com Ari Artuzi.


"Não acredito que o governador André Puccinelli vai pedir a minha cassação", comentou Ari Artuzi. Mas se o PMDB perder Geraldo Resende, pode buscar a punição mais severa para Artuzi por ter abandonado o partido.


O presidente regional do PMDB, deputado federal Waldemir Moka, não entra na polêmica. Ele prefere deixar para a executiva do partido a decisão de abrir processo de cassação do mandato de Artuzi. Se depender dele, nada será feito. É tudo que Artuzi quer para não ser incomodado e nem perder o mandato de deputado estadual, deixando-o livre para disputar a Prefeitura de Dourados.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Charges

Repórter fotográfico Valdenir Rezende morre de covid aos 55 anos

2
Anastácio

Boliviano é flagrado com folhas de coca e acaba preso em Anastácio

3
Bodoquena

Dono de balneário é multado em R$ 15 mil por degradar área protegida em Bodoquena

4
Bodoquena

Fazendeiro é multado em R$ 5,5 mil por degradar córrego em Bodoquena

Vídeos

Pensa no Susto Moradora encontra sucuri escondida no quintal de casa

Chuva forte alaga entrada do município de Anastácio/MS

Acidente entre duas motos deixa jovem de 21 anos ferida em Corumbá

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min24 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,87m
Paraguai
1,45cm

Colunas e Blogs

Mariana Thomé

Políticas internas: qual a sua importância para as em...

Valdemir Gomes

Com...

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Farmácias e Drogarias

Drogaria Progresso

Rua João Leite Ribeiro, 345 c Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-0643
Pesqueiros

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180/9986-
Auto Escolas

Auto Escola União

Rua Marechal Mallet, 622 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-2506 / 840
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo