23 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Infidelidade de deputados deixa o PMDB de saia-justa

8 OUT 2007 - 08h06min
conjuntura on line

O PMDB pode ficar de saia-justa por causa de dois infiéis que foram abrigados no partido e que são rivais na disputa pela Prefeitura de Dourados. Toda a crise foi gerada depois que o deputado federal Geraldo Resende deixou o PPS para ganhar cargos federais - um deles foi a direção da Funasa em Mato Grosso do Sul - e o apoio do governador André Puccinelli (PMDB) à sua pré-candidatura para prefeito de Dourados.


Esta manobra para acomodar Geraldo no partido custou a saída do deputado estadual Ari Artuzi. Ele sentiu que a entrada do deputado federal iria sepultar o seu projeto de concorrer à Prefeitura de Dourados e decidiu ingressar no PDT para enfrentar o próprio Geraldo na sucessão municipal. A infidelidade não saiu barato para Artuzi, que viu de uma hora para outra seus correligionários sendo demitidos pelo governador André Puccinelli. Nem o motorista de Artuzi escapou da degola.


Artuzi não esperava por esta retaliação do governador. Com correligionários desempregados, o deputado corre também o risco de ficar sem mandato e sem legenda para concorrer à Prefeitura de Dourados. Ainda não há, porém, consenso sobre o cancelamento da filiação partidária. Exemplo: Artuzi perde o mandato, mas pode permanecer no PDT e disputar as próximas eleições, porque não há previsão da inelegibilidade dos infiéis.


Ciúmes e brigas
A filiação de Geraldo Resende provocou ciumeira em Ari Artuzi e a insegurança sobre a viabilidade de sua candidatura no PMDB a prefeito de Dourados. O governador declarou que apoiaria quem apresentasse melhor desempenho nas pesquisas. Neste quesito, Artuzi leva grande vantagem sobre Geraldo. O problema era a desconfiança do deputado estadual da promessa de receber apoio dentro do PMDB.


Prevendo que poderia levar rasteira do partido, Artuzi passou a brigar com Geraldo. Mas hoje eles estão brigando juntos para não serem cassados depois que o STF considerou que o mandato pertence ao partido e não ao político. E se Geraldo e Artuzi estavam também se preparando para se enfrentarem na campanha eleitoral, agora correm o risco de ficar de fora da disputa eleitoral.


Artuzi é o mais preocupado com os efeitos da decisão do STF. Geraldo procura demonstrar tranquilidade, mas quem conversou com ele ontem sentiu que a calma é só aparente. O problema é a determinação do PPS de pedir a cassação do seu mandato. Esta mesma disposição não existe no PMDB para afastar Artuzi.


O PMDB recebeu um deputado federal infiel que fugiu do PPS para se acomodar numa agremiação que daria suporte à sua candidatura a prefeito de Dourados. Além disto, os peemedebistas promoveram caça a vereadores e prefeitos para reforçar o partido. Ou seja, o PMDB incentivou a infidelidade partidária e agora não sabe o que fazer com Ari Artuzi.


"Não acredito que o governador André Puccinelli vai pedir a minha cassação", comentou Ari Artuzi. Mas se o PMDB perder Geraldo Resende, pode buscar a punição mais severa para Artuzi por ter abandonado o partido.


O presidente regional do PMDB, deputado federal Waldemir Moka, não entra na polêmica. Ele prefere deixar para a executiva do partido a decisão de abrir processo de cassação do mandato de Artuzi. Se depender dele, nada será feito. É tudo que Artuzi quer para não ser incomodado e nem perder o mandato de deputado estadual, deixando-o livre para disputar a Prefeitura de Dourados.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Campo-grandense captura surubim de 140 cm no Rio Aquidauana

2
Anastácio

Ponte velha ficará interditada por tempo indeterminado a partir do dia 26

3
Aquidauana

Richard Rasmussen vem ao Pantanal para iniciar expedição pelos biomas brasileiros

4
Aquidauana

Vídeo: Poste pega fogo durante curto-circuito e derruba luz e internet em Aquidauana

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,22m
Miranda
1,52m
Paraguai
(-) 31

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A IMITAÇÃO DA ROSA"

Rosildo Barcellos

Poluição como questão de saúde pública!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Felipe Orro

Rua Carlos pereira Bandeira, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1206
Pousadas

Fazenda Pantanal

Nhecolândia, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8312 / 998 www.fazendapantanal.com.br
Escolas Particulares

Escola Dom Aquino

Rua Marechal Mallet, 2000 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4799
Ver Mais
Fale com a redação