O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que o governo estuda a criação de uma secretaria-executiva de aviação que funcionará como secretaria-executiva do Conac (Conselho de Aviação Civil).
"Vamos trabalhar no sentido de criar um desenho para uma secretaria", afirmou depois do encerramento do Fórum Nacional, organizado nesta quinta-feira pelo Inae (Instituto Nacional de Altos Estudos).
A proposta de uma secretaria que coordenasse os trabalhos da Anac e da Infraero foi defendida pelos brigadeiros Sergio Ferolla e Mauro Gandra durante o evento. "Existe uma necessidade de um agente coordenador", afirmou Gandra.
Para o professor Luiz Alexandre Fuccille, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a medida pode não surtir efeito. "Tenho minhas dúvidas se é efetivamente necessário crescer a estrutura." Segundo ele seria mais interessante repactuar competências e responsabilidade. "A Anac hoje é uma agência esvaziada."
Durante a abertura do seminário, Jobim defendeu a realização de um estudo de demanda no mercado da aviação brasileira para os próximos 30 anos. Ele disse que pretende estimular a aviação regional e a substituição de equipamentos de defesa.
Internacional
Aeronave decolou de Beirute, às 13h15, desta quarta-feira
Polícia
Droga estava escondida em caminhonete
Voltar ao topo