23 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Política

Lula: Brasil trabalha para ser auto-suficiente em gás

12 NOV 2007 - 16h04min
estadão / foto: arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em seu programa de rádio "Café com o Presidente", que o País trabalha para ser auto-suficiente na produção de gás. "Estamos trabalhando com a certeza de que, logo, logo, o Brasil também será independente na questão da produção de gás", afirmou. Lula, que comentou a descoberta de petróleo no campo de Tupi, da Petrobras, também disse que "é inexorável que o mundo vai ter que adotar uma mistura do biocombustível no petróleo", e que ai o Brasil tem um papel importante.


Lula disse que com a descoberta do novo campo de petróleo, torna o Brasil um dos maiores produtores de petróleo do mundo. E explicou: "Obviamente que esse petróleo, ele não vai conseguir ser extraído amanhã. Ele vai ter que esperar, pelo menos, uns cinco ou seis anos enquanto a Petrobras se prepara, do ponto de vista tecnológico, para chegar no petróleo que é quase 6 a 7 mil metros de profundidade. Temos tecnologia para isso, a Petrobras tem possibilidade, agora isso precisa um pouco mais de estudo, de mais investimento em tecnologia, para que a gente possa fazer com que esse petróleo comece a gerar as riquezas que nós tanto precisamos. E também porque o Brasil, a partir daí, passa a ser um grande exportador de petróleo".


Leilão
O presidente Lula também comentou a retirada de 41 áreas petrolíferas do leilão da 9ª Rodada da Agência Nacional de Petróleo (ANP), prevista para os dias 27 e 28 de novembro. Segundo Lula, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) se reuniu e decidiu , em função da relevante descoberta de um campo em que já está provado que tem petróleo de boa qualidade em grande quantidade, suspender o leilão de todos os blocos que estão dentro dessa área de 800 quilômetros.


Ele lembrou que alguns blocos ficaram porque já tinham sido leiloados antes dessa decisão e os contratos continuarão. Por exemplo, o campo de Tupi tem uma parceria de 10% da empresa de Portugal, de 25% de uma empresa inglesa e 65% da Petrobras. Esse campo continua no leilão. "Aqueles que estão dentro e que não tinham sido leiloados ainda, nós tiramos. Mas continua o leilão e, portanto, a rodada número nove vai ser feita, a nona rodada vai ser tranqüila. Tinha mais de 300 poços, nós tiramos 41, portanto, tem mais de 270 blocos aí a serem leiloados", afirmou Lula.


Bolívia
Lula explicou a necessidade de Petrobras investir na Bolívia para que o País possa ter mais gás. "Agora, além disso, a Petrobras está investindo muito aqui dentro, desde a decisão que nós tomamos há dois anos no CNPE, a Petrobras já está investindo muito. A Petrobras não vai fazer uma opção de investir aqui ou ali, ela vai investir aonde puder investir para que a gente possa dar tranqüilidade à sociedade brasileira". 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Covid-19: empresária morre após uma semana internada no Hospital Regional

2
Aquidauana

Professor acusado de estupros é preso pela Polícia Civil de Aquidauana

3
Policial

PRF desarticula esquema de desvio de combustível em Anastácio

4
Aquidauana

Propriedades e ruas às margens do Rio Aquidauana começam a ficar alagadas

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
7,84m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Cid Yukio Kuchida - Pediatria

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 1044 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1621
Auto Elétrica/Oficinas

Auto elétrica Centro Aquidauana

Assis Ribeiro, 506 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5932
Óticas

Óptica View - Lentes de Contato

Rua João Leite Ribeiro, 291 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-2923
Ver Mais
Supermercado Seriema 23/01/2021
Fale com a redação