X
Política

Lula comemora PIB e diz que Brasil passou três décadas difíceis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, durante discurso na cerimônia de abertura do "Dia do Brasil", na Suécia, que o Brasil passou quase três décadas em situação econômica difícil.


"O Brasil passou quase três décadas em situação econômica difícil, em decréscimo na sua economia ou, quando crescia, era um crescimento muito baixo. Chegamos a ter inflação de 80% ao mês, tivemos um desemprego sem precedentes nos últimos 20 anos. Depois de muito sacrifício o Brasil está se recuperando, e está se recuperando de forma sólida, madura, consistente, e queremos que esse desenvolvimento consistente e esse crescimento sustentável seja repartido com todos."


Lula ainda falou sobre a inflação. "Quando falo 'repartido com todos', isso significa continuar fazendo política de distribuição de renda no Brasil, significa fortalecer investimentos em políticas sociais, a partir da educação, e significa, sobretudo, não permitir que a inflação volte a ser a razão pela qual alguns poucos ganham muito dinheiro e outros muitos devem dinheiro. A inflação controlada é o maior ganho para o país e para as camadas mais pobres da população, sobretudo, para aqueles que vivem de salário."


Segundo o presidente, o governo "fez o dever de casa". "Como resultado, as taxas de juros estão nos seus níveis mais baixos nos últimos 10 anos e continuam a cair. A expansão do PIB, no primeiro trimestre de 2007, superou as expectativas. A partir de 2008, contamos com um crescimento econômico de 5% ou mais, sem pressões inflacionárias", disse Lula.


Impulsionada pela indústria, a economia brasileira registrou uma expansão de 0,8% no segundo trimestre frente aos primeiros três meses deste ano, divulgou hoje o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em valores, o PIB brasileiro totalizou R$ 630,2 bilhões.


O presidente falou também sobre os planos para o restante de seu mandato. "Nós temos mais três anos e meio de governo e nesses três anos e meio nós vamos dar continuidade a essa consertação que está elevando o país a patamares de alta respeitabilidade no mundo. Eu digo sempre que respeito é bom, a gente gosta de dar e a gente gosta de receber. Você só pode ser respeitado se você tiver exemplos e o Brasil, durante muito tempo, falava o que não fazia e fazia o que não falava."

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Internacional

Terceiro voo da FAB sai do Líbano com 218 resgatados a bordo

Aeronave decolou de Beirute, às 13h15, desta quarta-feira

Polícia

PRF apreende 88 kg de maconha em Brasilândia

Droga estava escondida em caminhonete

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo