Durante reunião de coordenação política no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria informado aos ministros presentes que não há intenção do governo em pedir que o comando da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) renuncie coletivamente. A crise aérea, agravada depois do acidente com o vôo 3054 da TAM, predominou a pauta da reunião realizada nesta segunda-feira.
Na ocasião, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, teria informado também que vai trocar o comando da Infraero, mas que não deve nomear Rossano Maranhão, ex-presidente do Banco do Brasil, para o cargo nem resolver o assunto hoje. Maranhão teria alegado a Jobim que tem "pendências" para resolver e não poderia assumir a função.
Em relação à Anac, a Folha Online apurou que o governo deverá aguardar mais um tempo para definir como tratar eventuais mudanças na agência.
A Anac tem sido alvo de críticas desde que a crise aérea foi deflagrada há dez meses com o acidente envolvendo o Boeing da Gol e o jato Legacy, ocorrido em setembro do ano passado. O fato de ser uma agência e ter uma legislação própria que determina mandatos ao comando da instituição impede que os diretores sejam demitidos.
O presidente da Anac, Milton Zuanazzi, afirmou que não renunciará ao cargo. Outros diretores da agência também resistem à idéia.
Coordenação política
Além do presidente Lula e de Jobim, participaram da reunião de coordenação política os ministros: Guido Mantega (Fazenda), Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Justiça), Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) e Franklin Martins (Comunicação Social).
Na reunião, Jobim detalhou suas ações desde que assumiu a Defesa. Contou sobre a vistoria feita no aeroporto de Congonhas (SP), na última sexta-feira, a visita ao IML (Instituto Médico Legal) e também as conversas que teve.
Infraero
Jobim confirmou que trocará o comando da Infraero --hoje ocupado pelo brigadeiro José Carlos Pereira. Mas sem nomes para substituí-lo não marcou data para anunciar o novo presidente da instituição.
De acordo o ministro, Maranhão afirmou que não tem condições de assumir a presidência da Infraero, mas pode integrar o conselho administrativo da empresa.
Pereira participará hoje da reunião do Conac (Conselho de Aviação Civil), marcada para o final da tarde. No final de semana, o brigadeiro manteve sua agenda de atividades, vistoriando aeroportos e transmitindo orientações.
Acidente
O rapaz estava em uma motocicleta e foi atingido por uma caminhonete S10 após avançar a preferencial
Economia
Números sorteados foram: 16 22 33 - 34 49 59
Voltar ao topo