24 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Política

Lula prorroga até junho validade de restos a pagar

2 JAN 2008 - 15h22min
estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou sexta-feira decreto que prorroga até 30 de junho de 2008 a validade dos restos a pagar relativos aos Orçamentos de 2005 e 2006. Os restos a pagar são compromissos de pagamento contraídos pelo governo para obras em fase final de execução que estão concluindo o processo orçamentário - que se divide em empenho, liquidação e pagamento.


Nesse caso específico, segundo uma fonte, os restos a pagar se referem a obras que nem passaram pela fase de liquidação: as empresas não conseguiram concluir suas obrigações em tempo hábil e, por isso, não podem receber. Assim, os ministérios responsáveis pedem a prorrogação.


Em tese, esse mecanismo é válido por um ano, mas o governo usa-o de forma recorrente quando há atrasos em obras. A maior parte das ações que tiveram os restos a pagar prorrogados é do Projeto Piloto de Investimentos (PPI). Com as prorrogações e os restos a pagar de 2007, o volume de despesas comprometidas em anos anteriores que farão parte da execução orçamentária de 2008 deve ser elevado, podendo superar a casa dos R$ 20 bilhões.


EMPREGOS
Mesmo assim, em seu programa de rádio, Café com o Presidente, Lula previu para o começo do ano um aumento dos empregos, por conta das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Agora, em fevereiro, março e abril, quase todas as obras vão começar a gerar emprego, a produzir alguns efeitos que nós queremos para melhorar a vida do povo, para gerar emprego e distribuição de renda."


Lula afirmou que está otimista com a previsão de investimentos de R$ 13 bilhões para o PAC este ano. Ele fez também um balanço positivo de 2007 e disse acreditar que 2008 será ainda melhor. "Eu penso que vamos ter um 2008 melhor do que 2007, com mais emprego, mais crescimento na economia. A gente não pode ficar achando que o Brasil não tem mais problema, está crescendo. Isso é verdade, mas podemos fazer muito mais e o Brasil precisa que façamos mais. Temos que trabalhar mais, temos que ter muito mais garra, muito mais otimismo para que a gente possa garantir que o Brasil vá ter um longo ciclo de crescimento."


Dez dias depois de o governo ter admitido que nos últimos quatro meses o desmatamento cresceu 10% em relação ao mesmo período de 2006, Lula anunciou que vai chamar governadores e prefeitos para firmar um acordo para conter a derrubada de florestas. "Nós precisamos ser mais duros", disse. Ele destacou que houve redução de 60% do desmatamento nos últimos três anos.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Motociclista morre ao ser atingido por caminhão

2
Policial

Professor acusado de estupro irá depor pela 1° vez na segunda

3
Aquidauana

Morre em Aquidauana o bombeiro aposentado, conhecido como Pastor Guto

4
Aquidauana

Salão Paroquial está preparado para abrigar famílias ribeirinhas

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min22 max31

Anastácio

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
7,84m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Feliciano Pio

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Telefones Úteis

Policia Civil - 1º DP

Luís da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2020/3241-
Clubes

GRESSA

Quintino Bocaiúva, s/n Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4142
Ver Mais
Fale com a redação