O deputado estadual Márcio Fernandes (PSDB) apresentou projeto de lei que institui o programa "Adote um Estudante" em Mato Grosso do Sul.
O objetivo é permitir às empresas privadas custearem as matrículas e as mensalidades dos estudantes do ensino médio e superior, que comprovem dificuldades financeiras.
A empresa selecionada pelo Programa assumirá o compromisso financeira de pagar a matrícula e as anuidades escolares dos estudantes. Em troca, a instituição receberá do estabelecimento de ensino documento para deduzir 30% do valor investido deduzido dos débitos referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Os interessados em integrar o programa deverão se cadastrar na Secretaria Estadual de Educação e comprovar dificuldade financeira para custear os estudos. A seleção será feita por um Comitê de Avaliação a ser criado por decreto pelo governador do Estado.
"Atualmente, a classe mais pobre da população não tem chance de estudar em instituições de ensino particular devido ao alto custo. A classe média, com um imenso sacrifício, mantém seus filhos em instituições particulares com anuidades exorbitantes. Mesmo assim, a porcentagem de conclusão do curso é inferior à metade que se matricula", justificou o parlamentar.
"Os programas Crédito Educativo, FIES, dentro outros foram criados para tentar solucionar esses problemas, mas não são suficientes e muitas vezes inacessíveis para todos que pretendem obter um diploma de nível superior", destacou, na justificativa da proposta.
Política
Moinho Cultural recebe mais de R$ 100 mil em emendas parlamentares em Corumbá
Casa Civil de MS capacita servidores para elaboração de emendas parlamentares
Governo de MS libera R$ 72 milhões das emendas parlamentares de 2024
Bombeiros
O homem foi encontrado consciente e orientado, porém desidratado
Clima
A manhã deve começar com temperaturas amenas, mas o calor aumenta ao longo do dia, principalmente no período da tarde
Voltar ao topo