X
Política

Marisa e Casagrande dizem que há fortes indícios para cassar Renan

Os Senadores Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES) afirmaram nesta quinta-feira que há fortes indícios para cassar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Antes do início da sessão no Conselho de Ética marcada para votar o relatório que pode pedir a cassação de Calheiros, os dois senadores e relatores do processo afirmaram que pelo menos oito ítens dão fundamento para o voto que vão apresentar.


"Há indícios para cassar, e fortes. Agora, vai depender da consciência dos senadores", afirmou Marisa Serrano. O presidente do Senado responde a uma representação por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética.


Ele é suspeito de ter contas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, entre elas a pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha. Entre os ítens apontados pelos senadores Marisa Serrano e Casagrante estão, por exemplo, inconsistência na evolução patrimonial, mau uso da verba indenizatória, o uso de lobista e a apresentação de documentos inconsistentes.


Marisa e Casagrande, reafirmaram, hoje, que só apresentam seu parecer sobre a cassação se a votação for aberta. Casagrande argumenta que os dois meses de trabalho de investigação foram para isso e que, se o presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintailha (PMDB-TO), determinar que o voto seja secreto, eles pedirão mais tempo para fazer um novo documento. No entanto, Casagrande acredita que a maioria dos senadores deve acolher o voto aberto.


Relatório


Concluída por volta das 3 horas desta quinta-feira a reunião em que os senadores Renato Casagrande e Marisa Serrano fecharam a redação do relatório que vai recomendar a cassação do mandato de Renan Calheiros (PMDB-AL) por considerar "imprópria ao decoro" a relação do senador com o lobista Cláudio Gontijo.


A peça, que tinha ontem 60 páginas, dirá que o peemedebista "não conseguiu provar" que arcou com os pagamentos à mãe de sua filha. Casagrande e Marisa dividirão a leitura do voto conjunto, sendo que ele queria que a colega fizesse a leitura, mas ela fez questão de dividir o microfone para dar "peso" à peça.


Ao descrever a relação de Renan e Gontijo, Marisa e Casagrande dirão que há condutas toleradas no cidadão comum são inadmissíveis para quem ocupa a presidência do Senado. Os relatores não vão incluir no parecer o pedido de afastamento do secretário-geral-adjunto do Senado, Marco Santi, mas vão "temperar" o texto com o relato de episódios em que Renan teria usado o cargo para interferir no processo contra ele.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Majestosa

Onça-pintada é avistada próxima à área urbana de Corumbá

Além da aparição registrada perto do posto da PRF, outra onça ou possivelmente o mesmo animal teria sido vista na área do Porto Geral

Sorte

Mega-Sena: Dupla de Páscoa pagará R$ 50 milhões

Apostas devem ser feitas até 19h deste sábado

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo