22 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Política

Mesa da Alems acata pedido de Felipe Orro e instaura CPI da Energisa

14 NOV 2019 - 10h24min
Assessoria

A presidência da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) acatou o requerimento apresentado pelo deputado estadual Felipe Orro (PSDB) na semana passada e instaurou na terça-feira (12) a Comissão Parlamentar de Inquérito da Energisa. O presidente da Assembleia, Paulo Corrêa, entendeu que "o pedido do parlamentar atende os preceitos básicos para ser deferido, que são requerimento com mínimo de oito assinaturas e fato determinado". O pedido de Felipe Orro para instauração da CPI contou com 23 assinaturas.

Central Pax_10

Logo após o anúncio da instauração da CPI, Felipe Orro considerou o fato "uma vitória do povo sul-mato-grossense que não suporta mais pagar altas contas sem um motivo justificado" e afirmou que  "esta comissão vai fazer um trabalho de levantamento de provas para buscar a verdade." 

Por ser autor do requerimento para instalar a CPI, Felipe Orro é automaticamente o nome indicado do PSDB para compor a Comissão. O G-10 (Grupo dos 10, composto pelos partidos PSD, SD, PTB, PP, Republicanos, PSL e PL) indicou os deputados João Henrique Catan (PL) e Capitão Contar (PSL), e o G-9 (que agrega os partidos MDB, DEM, PT, PDT, PATRI) deve apresentar seus dois indicados na Sessão Ordinária desta quarta-feira (13). Ainda faltam ser indicados os respectivos suplentes.

 Após a definição dos cinco membros da CPI, eles realizarão a primeira reunião para eleição do presidente e relator e também para definir a pauta de reuniões e primeiras providências da investigação.

A CPI da Energisa tem 120 dias - a partir de hoje - para apresentar seu relatório final, mas esse prazo pode ser prorrogado. Felipe Orro acredita que os trabalhos transcorrerão no prazo estabelecido e sem necessidade de gastos extras. "A presidência da Assembleia Legislativa já determinou que os deputados integrantes da CPI utilizarão a estrutura de seus próprios gabinetes durante os trabalhos de investigação. Caso seja necessária alguma auditoria, devemos seguir a mesma linha adotada na CPI da JBS, quando o Tribunal de Contas do Estado cedeu auditores para auxiliarem nos trabalhos", relatou.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor na Alems, Felipe Orro acompanhou desde o início deste ano a onda de reclamações dos consumidores sobre aumento nas contas de luz emitidas pela Energisa. O parlamentar participou de dezenas de audiências públicas no interior do Estado no intuito de embasar o fato determinado apresentado em seu requerimento de CPI. O pedido de Felipe Orro apresenta aferição realizada por produtor rural do município de Miranda, que instalou relógio paralelo em sua residência e comprovou diferença de medição no consumo em comparação ao equipamento instalado pela Energisa.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Por luto, postos de saúde de Anastácio serão fechados às 14h

2
Aquidauana

Incêndios às margens do Rio Aquidauana formam cenários de filmes de terror

3
Policial

Polícia identifica andarilho encontrado "mumificado"

4
Aquidauana

Moniely venceu seus medos para realizar entregas noturnas

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min20 max35

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max35

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Valdemir Gomes

Entra...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bancos

Banco HSBC

Rua Estevão Alves Corrêa, 539 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1496 www.hsbc.com.br
Médicos

Cid Yukio Kuchida - Pediatria

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 1044 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1621
Restaurantes

Restaurante Fogão Caipira II

Rua Estevão Alves Corrêa, 1741 - Bairro Alto Aquidauana/MS 67 99903-6077 https://www.facebook.com/fogao.caipira.547
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo