X
Política

MS participa de encontro sobre gestão escolar em Brasília

O governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), vai participar de um encontro, no dia 12, em Brasília, sobre planejamento escolar e melhorias na qualidade de ensino. O Ministério da Educação (MEC) é quem está promovendo a reunião.


Serão debatidas as estratégias de implementação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) nas instituições identificadas entre as de mais baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), as quais receberão apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação.


O fortalecimento do projeto político-pedagógico e da autonomia da gestão escolar são as propostas da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) com a realização do encontro com secretários estaduais e dirigentes municipais de educação. Além de Mato Grosso do Sul, participam do encontro os Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal.


O PDE-Escola pretende fortalecer a autonomia de gestão escolar a partir de um diagnóstico dos problemas de cada estabelecimento. Isso se faz com a definição de um plano de gestão para a melhoria dos resultados, com foco na aprendizagem dos alunos. A iniciativa integra as ações do compromisso Todos pela Educação e se efetivará por meio da parceria entre União, estados, Distrito Federal e municípios.


Ao todo, serão realizados 12 encontros com os dirigentes das 7.065 escolas com índices mais baixos. De acordo com o MEC, a participação dos secretários e gestores municipais nos encontros é fundamental para o sucesso da ação. Nos encontros, são apresentadas orientações técnicas para a elaboração dos planos, com os detalhamentos operacionais e a discriminação das ações prioritárias que receberão apoio financeiro do governo federal.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Majestosa

Onça-pintada é avistada próxima à área urbana de Corumbá

Além da aparição registrada perto do posto da PRF, outra onça ou possivelmente o mesmo animal teria sido vista na área do Porto Geral

Sorte

Mega-Sena: Dupla de Páscoa pagará R$ 50 milhões

Apostas devem ser feitas até 19h deste sábado

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo