Deputado Roberto Hashioka apresentou o projeto na sessão plenária da ALEMS desta quarta-feira
Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia
Mulheres que passaram por mastectomia — cirurgia de retirada da mama — poderão ter prioridade no atendimento fisioterapêutico pelo SUS em Mato Grosso do Sul.
A proposta está prevista no Projeto de Lei 128/2025, apresentado pelo deputado Roberto Hashioka (União Brasil) durante a sessão desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa.
Segundo o projeto, para ter direito à prioridade, a paciente deverá informar que é mastectomizada no momento do agendamento e apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico de câncer de mama, a realização da cirurgia e a necessidade do tratamento fisioterapêutico.
Conforme o deputado, a medida é essencial porque a fisioterapia tem papel fundamental no pós-operatório da mastectomia.
O tratamento ajuda a aliviar dores, especialmente na região do pescoço e ombros, prevenir ou tratar linfedemas, recuperar a força muscular, manter os movimentos do braço e evitar o encurtamento dos músculos.
O projeto agora será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, seguirá para votação nas demais comissões e no plenário da Assembleia.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Alems
Projeto sobre queimadas no Pantanal garante prêmio nacional a escola de Corumbá
Poder Judiciário de Anastácio lança projeto pioneiro "Patas que Acolhem"
Deputado votam projeto sobre a divulgação obrigatória de remédios da Farmácia Popular
Trânsito
Duas crianças estavam no carro
Polícia
O suspeito foi levado à Delegacia de Polícia Civil
Voltar ao topo