X
Eleições 2018

Mulheres podem decidir eleições e devem votar em candidatos que priorizem políticas públicas e combate à violência

Em nenhum outro momento da história brasileira a participação feminina nas eleições foi tão decisiva. Maioria do eleitorado, elas terão grande influência na decisão sobre quem será o próximo presidente e os próximos governadores.

Os números são gritantes. Nada menos que 80% das mulheres ainda não se definiram (54% estão indecisas e 26% declararam voto branco ou nulo), de acordo com as pesquisas. Entre os homens, o índice é de 58%.

Ou seja, a mais imponderável disputa eleitoral desde a redemocratização terá seu desfecho quando as mulheres escolherem em qual candidato depositarão suas esperanças para comandar o país e os estados.

Uma das principais demandas das mulheres é o combate à violência, especialmente a doméstica. No Mato Grosso do Sul, o único candidato a ter em seu Plano de Governo um capítulo exclusivo para as mulheres, é o atual Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), candidato a reeleição.

Hoje o Estado já conseguiu avançar em pautas importantes na defesa dos direitos das mulheres. Mato Grosso do Sul conta com uma rede de 12 delegacias de atendimento à mulher, na Capital e no interior. Profissionais de segurança e de saúde que atuam com as mulheres vítimas de violência são constantemente capacitados para a prestação de um serviço humanizado.

Campanhas educativas permanentes também são realizadas em todos os municípios com palestras, debates e panfletagem para discutir a violência doméstica e divulgar a lei de proteção às mulheres. Outra iniciativa que surgiu nesta gestão foi a Sala Lilás, anexa ao Instituto Médico Odontológico Legal (Imol), para dar atendimento exclusivo e acolhedor às vítimas de violência física e sexual.

Desde janeiro de 2015, está em funcionamento a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), na Casa da Mulher Brasileira, em regime de plantão 24 horas, incluindo fins de semana e feriados.

Em seu plano de Governo, Reinaldo Azambuja tem um capítulo exclusivo para as mulheres.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Meio Ambiente

Rio Paraguai registra menor nível da história no Pantanal

Imasul emite alerta com estiagem prolongada

Serviços

Defensoria reforça atendimento da Casa da Mulher em Jardim

Unidade assegura direitos das mulheres

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo