X
Política

Murilo recebe coordenadores de laboratório de melhoramento genético animal


O governador em exercício Murilo Zauith recebeu nesta quarta-feira (13) os coordenadores de um projeto para implantação de um grande laboratório de melhoramento genético animal, voltado a pecuária de corte. O projeto é encabeçado pela Universidade de São Paulo (USP).


No encontro, Murilo conheceu os detalhes dos laboratórios que estão sendo construídos na MS-080, em Campo Grande, na saída para Rochedo. "A escolha por Campo Grande se deve pelo respeito que a capital possui dentro do mercado de gado de corte, com sua pecuária de alta qualidade. A intenção é abrir mercado para que técnicos de todo o Brasil venham desenvolver o melhoramento genético no laboratório de Mato Grosso do Sul", comenta Aldo Demarchi (de terno escuro, na foto), deputado estadual por São Paulo, que intermediou o encontro com o governador em exercício.


De acordo com o projeto, são mais de R$ 3,5 milhões em investimento fixo, para construção de quatro laboratórios com 250 metros quadrados cada, 30 piquetes para coleta em fêmeas e um centro de performance para 1.000 animais. Rodrigo Bertazzo, doutor em Zooctenia pela USP, explica os detalhes do empreendimento: "Este será o único laboratório deste porte na América Latina. Vamos desenvolver desde a fertilização in vitro até a clonagem, sem utilização de mão de obra terceirizada. Metade dos profissionais virão do interior paulista e a outra é daqui do Estado, e o propósito é formar novos profissionais nesta área", comenta o coordenador do projeto (de terno marrom, na foto).


Segundo Rodrigo, a decisão por Campo Grande levou em consideração uma série de fatores: "A cidade tem uma posição privilegiada, fazendo divisa com São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso, além de países do Mercosul. Ainda possui um aeroporto internacional e o segundo maior rebanho de fêmeas do Brasil. Isso tudo contribuiu para a escolha, e com certeza, será um grande avanço para a genética animal do país".


Murilo antecipou a disponibilidade da Secretaria de Obras Públicas e Transportes (Seop) para as intervenções necessárias, como melhoria do acesso e outras ações de infraestrutura. A expectativa é que o empreendimento esteja em funcionamento entre junho e julho deste ano. / foto: Rachid Waqued

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Pesca

Fim da Piracema: Pesca está liberada em MS a partir desta quinta-feira

Imasul alerta para regras ambientais

Geral

Comarca de Corumbá está com inscrições abertas para estágio em Direito

As inscrições estão abertas até o dia 05 de março

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo