?Mato Grosso do Sul é o melhor lugar do Brasil para investir?, afirmou o governador André Puccinelli nesta quarta-feira (10), durante seminário Brasil/Itália realizado na sede do Ministério de Desenvolvimento Econômico da Itália, em Roma.
Puccinelli ministrou palestra sobre as potencialidades econômicas e as alternativas de desenvolvimento sustentável que o Estado oferece para um seleto grupo de empreendedores e presidentes de entidades empresariais italianas.
O Seminário foi coordenado pelo secretário do Ministério, Massimo Vari, com a participação do diretor geral de Política Internacional e Promoção Comercial, Pietro Celi, do presidente da Agência de Promoção Comercial das empresas italianas, Ricardo Monti e ainda do diretor para o desenvolvimento da Embaixada brasileira, Luis Henrique Sobreira Lopes.
Diretores do Ministério e representantes de entidades de classe falaram sobre a tecnologia e o mercado italiano no mundo, notadamente nas áreas de interesse do Brasil. Todos afirmaram que as economias brasileira e italiana não são concorrentes, mas complementares, sendo que a abertura proposta pelo governador André Puccinelli em sua segunda visita oficial à Itália cria caminhos e facilita o intercâmbio comercial entre os dois países.
Ao final, foram assinadas cartas de intenção e cooperação com a Federação de Pesca (Federpesca) e com a Federação de Agricultura (Confagricultura). O governador se reuniu reservadamente com o secretário do Ministério de Desenvolvimento Econômico e um representante de uma fábrica de trilhos que avalia negócios no Brasil, em especial Mato Grosso do Sul.
No período da tarde (horário de Milão) desta quarta-feira, o governador recebeu empresários de vários setores em rodas de negócios tratando diretamente de oportunidades e geração de empregos em Mato Groso do Sul na área de infraestrutura, desenvolvimento de maquinário agrícola, exploração de minério de ferro e pesquisa avançada no segmento agropecuário.
*Colaborou Rachid Waqued, de Milão