Os partidos polÃticos têm até hoje para encaminhar à Justiça a relação de todos os seus filiados. Diferente dos anos anteriores, não estão previstos desta vez a prorrogação do prazo e nem plantão no sábado e domingo para receber a documentação.
De acordo com o secretário Judiciário do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Edivaldo Rocha, o pré-candidato a prefeito, vice ou vereador que não tiver o nome encaminhado pode ter complicações.
"Quem não for incluÃdo corre o risco de prevalecer à lista anterior em que foi citado, o que, muitas vezes, resulta em dupla filiação para quem mudou de partido recentemente", explica Edivaldo. A relação anterior foi enviada pelas siglas em abril.
A dupla filiação implica na anulação das adesões aos dois partidos. Com isso, o candidato fica impedido de disputar qualquer cargo na eleição do ano que vem.
"Vale o alerta também para que os interessados em participar do pleito de 2008 acompanhem os passos de suas legendas para saber se não vai ter problema ou se não foi incluÃdo duas vezes em listas diferentes", completa Edivaldo.
O candidato que pediu desfiliação até o dia 5 com interesse em ser candidato é obrigado a comunicar ao partido no qual estava filiado e também a zona eleitoral em que tem domicÃlio eleitoral. Nas cidades onde as legendas não têm comissão provisória ou diretório do partido, o filiado deve fazer a própria comunicação.