X
Política

Pesquisa divulgada pós-protestos mostra que popularidade de Dilma caiu oito pontos

Levantamento foi realizado entre 8 e 11 de junho, depois do início das manifestações

Aprovação pessoal da presidente também oscilou negativamente / Divulgação

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) feita em parceria com o Ibope e divulgada nesta quarta-feira (19), quase uma semana após o início dos protestos pelo pais mostra que a proporção dos brasileiros que considera o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT) ótimo ou bom oscilou oito pontos percentuais para baixo, de 63% para 55% entre março e junho deste ano.
O levantamento foi realizado entre 8 e 11 de junho, depois do início das manifestações contra os aumentos nas tarifas de transporte público e que, em parte, respingam no governo federal. O assunto, entretanto, não esteve entre os mais citados pelos entrevistados.
Segundo o Ibope, os temas mais lembrados foram os boatos sobre o fim do Bolsa Família, os atrasos nas obras da Copa do Mundo, a PEC das Domésticas e a redução dos preços das contas de luz.
De acordo com a pesquisa, a piora na avaliação do governo se deu entre todos os estratos de renda familiar, mas em especial entre aqueles entrevistados de renda mais elevada. Dentre as regiões geográficas do País, a maior queda foi registrada na Sudeste, com 21 pontos percentuais. Nas demais regiões, a queda ficou entre 5 e 7 pontos percentuais. A região Nordeste se mantém como a com maior percentual de ótimo ou bom: 66%.
Já a aprovação pessoal da presidente também oscilou negativamente: o índice caiu de 79% para 71% pela maneira de governar e de 75% para 67% no quesito confiança na presidenta. Das nove áreas de atuação do governo, seis são desaprovadas pela maioria da população, principalmente a segurança pública (67% de descontentamento) e a saúde (66% de descontentamento). Em seguida vem os impostos (64% de desaprovação), política de combate à inflação (57%), taxa de juros (54%) e educação (51%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de junho com 2.002 pessoas em 143 municípios de todo o País. (Com informações da Carta Capital)

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

MS continua em alerta com alta de hospitalizações por síndromes respiratórias

Além do MS, Acre, Tocantins, Espírito Santo e o Distrito Federal também registram situação semelhante

Eventos

Mais uma atração confirmada: Banda Alzira's se apresenta no Encontro de Relíquias

Banda é reconhecida por misturar rock nacional, pop e sucessos dançantes

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo