20 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Juti

Prefeito que nomeou esposa agora tenta mudar lei de comissionados

Repercussão na cidade gerou exoneração e colocou MP de olho nas contratações

25 JAN 2021 - 12h17min
Midiamax

Após nomear a esposa no primeiro escalão e ter que exonerá-la diante da polêmica causada, o prefeito de Juti, Gilson Marcos da Cruz (PSD), agora tenta mudar a legislação municipal para abrigar mais comissionados. Ele chegou a convocar a Câmara Municipal para sessão extraordinária a fim de votar o Projeto de Lei Complementar n.º 001/2021, onde reduz a 15% o percentual de funções de confiança – destinados à nomeação de servidores já concursados.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Conforme a Câmara de Vereadores, a votação do projeto deve ocorrer na terça-feira (26), mas reunião ainda nesta manhã irá tratar do projeto enviado pelo prefeito. A manobra atraiu a atenção do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que em 2019 já havia emitido recomendação para colocar fim à farra de comissionados no município. Na época, a promotoria chegou a entrevistar os servidores e constatou que eles não atuavam em funções de confiança, mas em áreas técnicas.

Diante disso, foi acertado com a ex-prefeita pela Lei Complementar n.º 35/2020 que 44 cargos de confiança seriam preenchidos pelo quadro efetivo, que possuía a capacidade técnica para tal. Mas, com a troca de gestão, o novo prefeito alega que a redação atual “inviabiliza o exercício da administração municipal”. Sua proposta é reduzir a 15% as funções de confiança destinadas a concursados, o que restringiria os cargos a 7 e abriria espaço para mais comissionados.

O caso gerou denúncia ao MP, que instaurou a notícia de fato n.º 01.202100000479-6. Por meio dela, a promotora de Justiça Fernanda Rottili solicitou lista contendo a votação nominal de cada vereador ao projeto apresentado pelo prefeito. A previsão é que a votação ocorra nesta segunda-feira (25).

Pela redação atual, o artigo 76 da Lei Complementar n.º 35/2020 diz o seguinte: “Art.76 . Fica estabelecido que os cargos de provimento em comissão previsto no Anexo II da Lei Complementar no 023/2017 serão ocupados por servidores do quadro efetivo, com exceção dos cargos de livre nomeação e exoneração: Procurador Jurídico, Controlador Geral, de Chefe de Gabinete, Secretário Municipal de Administração e Planejamento, Secretário Municipal de Assistência Social, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Secretário Municipal de Finanças, Secretário Municipal de Infraestrutura, Secretário Municipal de Saúde Pública.”

Com a alteração proposta pelo prefeito, ele passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 76. Os cargos de provimento em comissão na estrutura administrativa do município de Juti são de livre nomeação e exoneração do chefe do Poder Executivo, sendo que 15% (quinze por cento) das vagas deverão ser ocupadas por servidores escolhidos do quadro efetivo do funcionalismo municipal”.

Nomeação e Exoneração
 

Questionado pela reportagem, o prefeito não vê problema na alteração, mesmo após questionamento da promotoria. “Eu to fazendo a minha parte e o Ministério Público está fazendo a parte dele. Eu tenho assessor jurídico que me acompanha, isso aí foi feito tudo com acompanhamento jurídico. E a Câmara Municipal tem poder absoluto de decisão”, declarou. Sobre a votação, ele disse ter convocado para sexta-feira (22). “Eles não fizeram a reunião na sexta, mas não me notificaram do porquê não fizeram. Eu estou aguardando a resposta”, endossou.

Sobre a polêmica em relação à esposa na Assistência Social, o prefeito disse ter exonerado a esposa porque como político de primeiro mandato não quer fazer nada de que não tenha certeza. “Ela vai me ajudar muito mais como primeira-dama representando eu do que ficar engessada na assistência social. Vai ajudar muito mais o município”, complementou.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Faleceu na sexta-feira o estimado Corumbá

2
Aquidauana

Falece Dr. Roberto Trindade, vítima de Covid-19

3
Geral

Jovem de 24 anos morre em acidente depois de ser arremessado de veículo

4
Aquidauana

Jandira Trindade torna-se imortal na Academia Feminina de Letras e Artes de MS

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min14 max25

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max25

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,20m
Miranda
3,39m
Paraguai
1,56m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Como...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIX:AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Particulares

Escola Irene Cicalise

Rua Cândido Mariano, 374 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3390
Pousadas

Fazenda Santa Cruz

Acesso por Taunay, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3686-1016 / 324 www.fazendasantacruz.tur.br
Telefones Úteis

Delegacia da Mulher

Luis da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1172
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo