X
Política

Procurador da República é contra revisão da anistia

Revisão da Lei da Anistia foi pedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou, no final da tarde de sexta-feira, ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contrário à revisão da Lei da Anistia, que perdoou crimes políticos ocorridos entre 1961 e 1979. Ele, no entanto, defende a abertura dos arquivos oficiais do regime militar (1964-1985). A informação foi divulgada no sábado pela assessoria de imprensa de Gurgel.

A revisão da Lei da Anistia foi pedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em seu parecer em que a improcedência da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental da OAB, Gurgel escreve que a Lei da Anistia foi resultado de um amplo debate nacional que contou inclusive com a participação da entidade dos advogados. "Não é possível encobrir o sentido jurídico, político e simbólico da anistia", ressalta.

No parecer, Gurgel tenta escapar das polêmicas que marcam o debate sobre os crimes ocorridos durante a ditadura militar. "É evidente que reconhecer a legitimidade da Lei da Anistia não significa apagar o passado", escreve. "Nesse sentido, o estado democrático de direito precisa posicionar-se sobre a afirmação e concretização do direito fundamental à verdade histórica."

Ele pede que o STF considere também a legitimidade da abertura dos arquivos militares. "Se esse Supremo Tribunal Federal reconhecer a legitimidade da Lei da Anistia e, no mesmo compasso, afirmar a possibilidade de acesso aos documentos históricos como forma de exercício do direito fundamental à verdade, o Brasil certamente estará em condições de, atento às lições do passado, prosseguir na construção madura do futuro democrático." / informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

ALEMS debate a judicialização da Saúde em Mato Grosso do Sul

Assunto foi uma das principais discussões entre os deputados

Educação

MEC vai nomear 220 técnicos em assuntos educacionais

Novos servidores trabalharão em Brasília

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo