17 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Política

Projeto de deputado federal de MS redefine papel da Funai

20 JAN 2009 - 09h53min
agência câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4295/08, do deputado Waldir Neves (PSDB-MS), que redefine o papel e a competência da Fundação Nacional de Índio (Funai). Entre outras medidas, o projeto proíbe a assinatura de convênios entre a Funai e organizações não-governamentais estrangeiras. A legislação atual não proíbe esse tipo de convênio.

Atlantico Super Center - Sexta Filé - 17Set_02

A proposta determina que a Funai firme convênios com municípios para ressarcir gastos com saúde, educação e transporte de populações indígenas. Além disso, a fundação deverá encaminhar à Câmara anualmente seu plano de trabalho e o relatório referente à ações desenvolvidas no ano anterior.


O texto de Waldir Neves ainda estabelece, entre as funções da Funai, a implementação de políticas públicas direcionadas aos indígenas; a supervisão de atividades desenvolvidas por órgãos públicos para garantir direitos desses povos; e a harmonização dos interesses de órgãos e agentes públicos e privados, com a mediação de conflitos que envolvam a causa indígena.


A lei atual (5.371/67) determina, de forma mais geral, que a Funai deve estabelecer diretrizes e garantir o cumprimento da política indigenista, baseada em princípios como o respeito à pessoa do índio. Os princípios básicos da legislação atual são mantidos na proposta de Waldir Neves.


A proposta não inclui a previsão de que a Funai exercerá poder de polícia nas áreas reservadas e nas matérias relativas à proteção do índio, hoje existente na lei. A fundação, pelo projeto, também deixa de exercer os poderes de representação ou assistência jurídica relativos ao regime tutelar do índio.


Coordenação
Na avaliação de Waldir Neves, a definição do papel da Funai foi superada pela complexidade da realidade dos povos indígenas. Ele afirma que, em razão dessa complexidade, diferentes órgãos públicos e ONGs se envolveram no assunto.


"Hoje, não falta quem cuide dos problemas dos povos indígenas. Falta, contudo, coordenação. Essa função deveria ser da Funai, mas a fundação hoje representa apenas um agente no complexo emaranhado do setor. Esse fato, em vez de facilitar a vida dos índios, deixa-os à mercê de conflitos", diz o deputado.


Tramitação


O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Direitos Humanos e Minorias; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Peão morre após acidente com égua em fazenda

2
Aquidauana

Morre piloto de quadriciclo que caiu de ponte em Piraputanga

3
Policial

Mulher presa no início do mês por tráfico e maus-tratos é servidora pública

4
Aquidauana

Imagens mostram bombeiros socorrendo vítima fatal que caiu de quadriciclo em Piraputanga

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min22 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

As...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Ag. Correios

Agencias dos Correios

Estevão Alves Correa, 621 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1828
Médicos

Irineu Barreto Vitório - Clinico Geral

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665
Pesqueiros

Pesqueiro do Ely - Camisão

Distrito de Camisão, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3235-1047/8403-
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo