A proposta justifica que, muitas vezes, os transplantados não têm suas condições de saúde adequadamente reconhecidas
Ilustrativa
Começou a tramitar nesta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 97/2025, que visa equiparar as pessoas transplantadas às pessoas com deficiência no Estado. O objetivo é garantir que os transplantados tenham acesso a direitos que contribuam para uma melhor qualidade de vida.
A proposta justifica que, muitas vezes, os transplantados não têm suas condições de saúde adequadamente reconhecidas. Mesmo após as cirurgias, esses pacientes precisam de acompanhamento médico contínuo e fazem uso de medicamentos, como os imunossupressores, para evitar a rejeição do órgão transplantado. A longo prazo, existe o risco de perda do transplante, o que exige monitoramento constante. A reabilitação, mesmo com os cuidados terapêuticos, pode não ser total.
De acordo com o projeto, a equiparação ocorrerá quando o transplante resultar em uma condição clínica crônica que cause limitações de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, e que, combinada com outras barreiras, prejudique a plena participação do paciente na sociedade. Para garantir essa equiparação, será necessário apresentar um laudo médico, que será avaliado pelo órgão competente.
Política
Capacitação de servidores e visita à escola estão na agenda dos deputados da próxima semana
Deputados comemoram MS livre de febre aftosa sem vacinação
Quatro projetos de lei entram na pauta dos deputados de MS hoje
Educação
Os materiais foram adquiridos com recursos próprios do município
Educação
A seleção é voltada para candidatos em quatro modalidades
Voltar ao topo