X
Política

Projeto proíbe exigência de vacinação para exercer direitos constitucionais

Wagner Guimarães

Foi protocolado nesta segunda-feira (27) o Projeto de Lei 278/2021 de autoria do deputado Capitão Contar (PSL). A proposta dispõe sobre a proibição da exigência de passaporte sanitário de qualquer cidadão no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o projeto, considera-se passaporte sanitário a comprovação de vacinação como condição para o exercício dos direitos e garantias constitucionais, com destaque ao art. 5º da Constituição Federal, que dispõe sobre direitos e deveres individuais e coletivos.

"Utilizar o passaporte de vacinação como um requisito para entrada ou saída é totalmente descabido, uma vez que não há qualquer comprovação de que a vacina previne a transmissão. Por enquanto, o que sabemos é que o indivíduo pode, sendo vacinado ou não, contrair e transmitir o vírus, e que a vacinação de um indivíduo não depende da vacinação de outros para ter eficácia, assim quem decide não se vacinar assume o risco sozinho, sem colocar a população vacinada em perigo", defendeu o parlamentar.

Conforme consta na justificativa da proposta, há casos de pessoas que não poderão tomar a vacina, por diferentes razões, dentre elas, por motivos médicos e religiosos, "podendo, no caso da exigência, serem vítimas de discriminação".

"Com a finalidade de garantir a liberdade de escolha do cidadão e o direito de ir e vir de toda a população, e tendo em vista que a vacina ainda está em fase de estudos para comprovação de pontos de extrema importância, inclusive sobre sequelas futuras, solicito apoio dos nobres pares para aprovação da matéria", solicitou o autor do projeto.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo