17 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Incentivo

Proposta estimula aumento da captação e utilização de energia solar

14 SET 2021 - 13h37min
ALE MS

O deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos) é autor do Projeto de Lei 166/2021, que dispõe sobre o aproveitamento da energia solar com a instalação de painéis fotovoltaicos em shopping centers, prédios ou condomínios comerciais, galpões ou prédios industriais, redes hoteleiras, clubes desportivos e instituições de ensino, de saúde ou de assistência, com ou sem fins lucrativos. A proposta foi apresentada na sessão ordinária desta terça-feira (14).

Sextou no Dom - DOM JOSIMO - 17Set_02

De acordo com o projeto, os estabelecimentos que possuem área construída dentro do coeficiente horizontal de igual ou superior a 1.000 m² deverão dispor de sistema de captação de energia solar por painéis fotovoltaicos ou outro sistema de mesma funcionalidade, que atenda, no mínimo, 30% do consumo de energia elétrica.

“A ideia é estimular o aumento da captação e utilização da energia solar, por meio da sua conversão em energia elétrica limpa, e garantir maior eficiência, menor custo e sustentabilidade à população e ao meio ambiente”, destacou Vaz. Caso se torne lei, os estabelecimentos terão o prazo máximo de 10 anos para a implantação dos painéis solares.

Após o transcurso de 24 meses da vigência da lei, as novas construções de deverão conter no projeto de infraestrutura técnica a instalação de painéis fotovoltaicos para que sejam aprovadas. A obrigatoriedade não se aplicará aos estabelecimentos que já façam uso de outra fonte de energia renovável limpa e aqueles que comprovem inviabilidade técnica.

O projeto prevê ainda a participação do Poder Executivo, com incentivos fiscais, estímulos de medidas de eficiência energética, convênios com municípios, elaboração de estudos de viabilidade de implantação da energia solar nos órgãos da administração direta e indireta do Estado de Mato Grosso do Sul e implantação de painéis fotovoltaicos para geração híbrida de energia nas superfícies dos reservatórios das centrais hidrelétricas instaladas em rios estaduais.

Os estabelecimentos que implantarem painéis fotovoltaicos poderão adotar o sistema de compensação de energia elétrica de que a Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Peão morre após acidente com égua em fazenda

2
Aquidauana

Morre piloto de quadriciclo que caiu de ponte em Piraputanga

3
Policial

Mulher presa no início do mês por tráfico e maus-tratos é servidora pública

4
Aquidauana

Imagens mostram bombeiros socorrendo vítima fatal que caiu de quadriciclo em Piraputanga

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min22 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

As...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Locadora de Veiculos

JJ Locadora de Veículos e Motos

Rua Coronel Ponce, 1568 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 9246-7744
Óticas

Óptica View - Lentes de Contato

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 360 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7460
Médicos

Marcos Rondon Vaz de Melo

, - Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo