21 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Política

Renan deve renunciar nesta semana para preservar mandato

19 NOV 2007 - 13h43min
folha on line

Licenciado da presidência do Senado desde 11 de outubro, Renan Calheiros (PMDB-AL) deve renunciar definitivamente ao cargo nesta semana. A renúncia deve ser formalizada até quarta-feira (21). É que na quinta-feira (22) o plenário do Senado vota mais um processo por quebra se decoro parlamentar contra Renan. Nesse processo, Renan é acusado de usar "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas.


Segundo reportagem da Folha, Renan espera contar com os votos do PT para escapar do pedido de cassação. Em troca, ele renuncia à presidência do Senado num sinal de boa vontade com o Planalto, que precisa pacificar a Casa para aprovar a PEC (proposta de emenda constitucional) que prorroga a cobrança da CPMF até 2011.


Se a renúncia for confirmada, o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), terá cinco dias para convocar novas eleições para a presidência do Senado.


O PMDB já se articula nos bastidores para garantir a indicação de um nome do partido para substituir Renan na presidência do Senado.


Reservadamente, as lideranças do PMDB começaram a estudar nomes viáveis para substituir Renan e assim evitar que o PT --ou a própria oposição --decida entrar na corrida pelo comando da Casa.


A Folha Online apurou que os peemedebistas estudam lançar um nome capaz de unir forças na Casa para evitar a disputa pelo cargo. A idéia do partido é conseguir, por consenso, eleger o sucessor de Renan. Entre os nomes articulados pelo partido, estão os dos senadores Edison Lobão (MA), Garibaldi Alves (RN), Pedro Simon (RS) e José Sarney (AP).


A cúpula do partido avalia que os quatro senadores poderão obter o respaldo de grande parte do Senado, o que reduz a possibilidade de um candidato externo à legenda vencer a disputa. Os quatro nomes, porém, enfrentam resistências dentro da própria bancada e do Palácio do Planalto.


Lobão é recém-filiado ao PMDB --ingressou na legenda em outubro deste ano. É um nome articulado por Sarney --um de seus principais aliados--, mas não tem o aval de todo o partido por estar há pouco tempo na legenda.


Sarney, também cotado na disputa, afirma nos bastidores que só aceita entrar na corrida pela presidência da Casa se tiver o apoio integral da bancada. Oficialmente, Sarney nega a disposição de se tornar o novo presidente do Senado.


Garibaldi, por sua vez, é um nome visto sem ressalvas pela legenda, enquanto Simon tem como principal entrave a pressão contrária do Palácio do Planalto --já que é um dos "rebeldes" do PMDB por constantemente desrespeitar orientações partidárias nas votações.


Renan, por outro lado, defende o nome do senador José Maranhão (PB) para o cargo --um de seus principais aliados na Casa--, mas que não tem o aval da bancada.


Mais disputa


A oposição promete lançar um nome na disputa se o PMDB apresentar um candidato que não receba o seu aval.


"Caso o PMDB mande um nome que não nos interessa, vamos lançar um nome nosso para competir. Tem que ser alguém com a noção de instituição que a Casa merece", disse na sexta-feira o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).


O PSDB e o DEM apóiam o nome dos senadores Jarbas Vasconcelos (PE), Gerson Camata (ES) e Pedro Simon (RS) na disputa --já que os três têm postura "independente" em relação ao governo. A base aliada, no entanto, rejeita os nomes dos três parlamentares.


Sem alarde, os governistas também se articulam para lançar um nome alinhado com o Palácio do Planalto caso um dos "dissidentes" do PMDB seja apresentado pelo partido na disputa.


Em conversas informais, o PT não descarta brigar pela permanência de Tião Viana (PT-AC) no comando da Casa --mas admite que a estratégia poderá minar a votação da CPMF porque precisa do apoio do PMDB para a aprovação da matéria.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Bombeiro militar que prestou serviços em Aquidauana morre vítima da Covid-19

2
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

3
Policial

Sem achar corpo no rio Aquidauana, bombeiros aguardam novas informações

4
Nioaque

Com previsão de mais chuva, Defesa Civil alerta moradores de Miranda, Bonito e Nioaque

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max28

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max28

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,10m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Uma...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Confecções

Rocha Forte

Rua Duque de Caxias, 791 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-4801
Médicos

Ângela Maria L. Spada - Pediatra

Rua Manoel A. da Costa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3438
Médicos

Erica A. C. de Souza - Cardiologista

Rua Manuel Antonio Paes de Barro, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Ver Mais
Fale com a redação