X
Política

Sarney abre homenagem aos 40 anos do Serviço Geológico do Brasil

O presidente do Senado, José Sarney, abriu sessão especial para comemorar os 40 anos de fundação do Serviço Geológico do Brasil - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). O requerimento solicitando o evento é do senador João Pedro (PT-AM).


Presidida por Agamenon Bezerra de Menezes, a CPRM é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, destinada a cuidar do Serviço Geológico do Brasil. Sua missão é gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do país.


Ao falar durante a homenagem, João Pedro lembrou que a instituição, fundada em 15 de agosto de 1969, tem prestado relevantes serviços ao país. O parlamentar explicou que, inicialmente, a empresa se dedicou à prospecção e pesquisa de minérios, mas logo ampliou suas atividades para três importantes áreas: geologia e recursos minerais, compreendendo mapeamentos geológicos, geoquímicos, geofísicos e prospecção mineral; recursos hídricos, envolvendo levantamentos hidrológicos e hidrogeológicos; e geodiversidade, abrangendo estudos multidisciplinares direcionados à gestão territorial e áreas de riscos naturais.


- Aos 40 anos, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais abre-se para o século 21 incorporando responsabilidade social e ambiental - frisou João Paulo.


A CPRM conta com infraestrutura operacional instalada em todo o país, constando de oito superintendências regionais em: Manaus (AM), Belém (PA), Recife (PE), Goiânia (GO), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Essas unidades são executoras dos projetos, onde se concentra a maior parte da capacidade operacional da instituição.


Além dessas unidades, a empresa conta com estruturas operacionais menores, localizadas em Porto Velho (RO), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Tem ainda três núcleos de apoio em Natal (RN), Cuiabá (MT) e Criciúma (SC), além de três centros de treinamento, em Apiaí (SP), Morro do Chapéu (BA) e Caçapava do Sul (RS). A sede política da empresa é em Brasília e o escritório central fica no Rio de Janeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea

Recuo de passagens aéreas ajudou a frear preços

Educação

Reforma do Caic e escola no Tupã-Baê são debates da educação

Unidade tem 930 alunos matriculados

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo