O presidente do Senado, José Sarney, abriu sessão especial para comemorar os 40 anos de fundação do Serviço Geológico do Brasil - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). O requerimento solicitando o evento é do senador João Pedro (PT-AM).
Presidida por Agamenon Bezerra de Menezes, a CPRM é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, destinada a cuidar do Serviço Geológico do Brasil. Sua missão é gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do paÃs.
Ao falar durante a homenagem, João Pedro lembrou que a instituição, fundada em 15 de agosto de 1969, tem prestado relevantes serviços ao paÃs. O parlamentar explicou que, inicialmente, a empresa se dedicou à prospecção e pesquisa de minérios, mas logo ampliou suas atividades para três importantes áreas: geologia e recursos minerais, compreendendo mapeamentos geológicos, geoquÃmicos, geofÃsicos e prospecção mineral; recursos hÃdricos, envolvendo levantamentos hidrológicos e hidrogeológicos; e geodiversidade, abrangendo estudos multidisciplinares direcionados à gestão territorial e áreas de riscos naturais.
- Aos 40 anos, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais abre-se para o século 21 incorporando responsabilidade social e ambiental - frisou João Paulo.
A CPRM conta com infraestrutura operacional instalada em todo o paÃs, constando de oito superintendências regionais em: Manaus (AM), Belém (PA), Recife (PE), Goiânia (GO), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Essas unidades são executoras dos projetos, onde se concentra a maior parte da capacidade operacional da instituição.
Além dessas unidades, a empresa conta com estruturas operacionais menores, localizadas em Porto Velho (RO), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Tem ainda três núcleos de apoio em Natal (RN), Cuiabá (MT) e Criciúma (SC), além de três centros de treinamento, em Apiaà (SP), Morro do Chapéu (BA) e Caçapava do Sul (RS). A sede polÃtica da empresa é em BrasÃlia e o escritório central fica no Rio de Janeiro.
Judiciário
A semana também foi marcada pelo anúncio de inovações que aprimorarão o combate à violência doméstica e familiar
Corumbá
As propostas serão recebidas até 28 de março
Voltar ao topo