Segundo a investigação, em apenas dois dos contratos investigados, as contratações ultrapassaram o valor de R$ 20 milhões
Participam da operação oito auditores fiscais e analistas tributários da Receita Federal, três servidores da CGU e 33 policiais federais / Divulgação/Polícia Federal
A Receita Federal, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quarta-feira, dia 21, a operação "Vox Veritatis", com objetivo de combater possíveis fraudes em licitações envolvendo recursos públicos federais destinados à educação de Mato Grosso do Sul.
A investigação identificou indícios de fraudes praticadas por empresários em cumplicidade com servidores públicos da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), as quais teriam permitido a contratação, de forma mais onerosa, na modalidade de adesão a atas de registro de preços vigentes em outros órgãos/entidades públicos.
Segundo a investigação, em apenas dois dos contratos investigados, as contratações ultrapassaram o valor de R$ 20 milhões.
Os empresários e os servidores públicos da SED/MS teriam agido em conluio, inserindo nos processos licitatórios falsas cotações de preços com o intuito de demonstrar uma aparente vantagem econômica nas atas de preço a que se pretendia aderir.
Dessa maneira, os fornecedores com atas registradas em outros órgãos/entidades públicos obtinham a garantia de que seriam contratados pela SED/MS e, em contrapartida, pagavam uma comissão de 5% sobre o valor contratado aos empresários que faziam a intermediação com a Secretaria.
Parte dessa comissão era depois repartida com os servidores públicos envolvidos.
Assim, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos Estados do Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro.
Os responsáveis poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro, além de outros crimes relacionados às fraudes em licitações e contratos.
Portanto, participam da operação oito auditores fiscais e analistas tributários da Receita Federal, três servidores da CGU e 33 policiais federais.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Emprego
A seleção visa à formação de cadastro de reserva para futuras convocações.
Cidades
Mais de 100 festeiros receberam o certificado de Agente Municipal de Cultura
Voltar ao topo